O movimento Viver o Ave foi um dos cinco nomeados para o prémio Guarda-Rios 2021 promovido pela associação ambiental GEOTA. O Viver o Ave é um movimento cívico, voluntário e transversal para a proteção ambiental e promoção patrimonial do Vale do Ave.
O prémio Guarda-Rios é um dos mais importantes prémios ambientais a nível nacional e visa premiar pessoas, grupos ou instituições que se tenham destacado implementação de boas práticas, defesa e valorização dos nossos rios, cursos de água e áreas ribeirinhas.
Para o Movimento Viver o Ave, o rio Ave e toda a sua bacia hidrográfica, são, neste momento, ainda dos rios mais poluídos e com as margens mais subvalorizadas e subaproveitadas do país. “Dotado de um invejável património histórico, molinológico, industrial, hidroelétrico e até religioso nas suas margens, o rio Ave e as suas margens, tem todas as condições e potencial, para a sua valorização e aproveitamento turístico e ambiental”, considera o Movimento.
Em relação à nomeação ao prémio Guarda-Rios, consideram que, dado o seu reconhecimento e prestígio a nível nacional, “poderá ser uma importante alavanca mediática para a promoção de toda a bacia hidrográfica do Ave, assim como, para alertar as entidades competentes ao mais alto nível para a necessidade urgente de pôr um termo na poluição crónica das suas águas”.
O Movimento Viver o Ave apela ao voto neste projeto que pretende valorizar as águas e as margens em toda a bacia do Ave, Vizela e Este. As votações decorrem até ao dia 9 de agosto e podem ser feitas aqui ou através das páginas do GEOTA em www.geota.pt e rioslivresgeota.org.
Comentários