Vila Nova de Famalicão será uma das várias cidades que se unirá à iniciativa global “Palestine Cinema Days Around the World”. A sessão terá lugar na tarde do dia 2 de novembro, na Casa do Território, no Parque da Devesa.
Este evento visa consciencializar a sociedade civil para a relevância de uma solução justa e duradoura para o conflito israelo-palestiniano, promovendo a paz, o respeito integral pelos direitos humanos, a defesa das legítimas aspirações nacionais dos povos da Palestina e de Israel, e a observância dos princípios fundamentais do Direito Internacional.
A iniciativa tem contado com o apoio de organizações e coletivos da sociedade civil em diversas partes do mundo. Em Vila Nova de Famalicão, esta sessão resulta de uma parceria entre a CIVITAS Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, a Associação Famalicão em Transição e o Coletivo pela Libertação de Palestina.
Entre outras atividades, a sessão inclui a exibição do filme “Aida Returns” (2023); da conceituada realizadora Carol Mansour. Libanesa/canadiana de origem palestiniana, Carol Mansour é realizadora de documentários independente. O seu trabalho reflete a sua preocupação com os direitos humanos e a justiça social.
“A programação promete envolver o público e fomentar uma discussão construtiva e empática sobre o conflito, num espaço de aprendizagem e partilha”, refere a organização em comunicado, convidando “toda a comunidade a participar e a contribuir para a construção de um diálogo que coloque os direitos humanos e a paz no centro das atenções”.
PROGRAMAÇÃO 14h00 – Apresentação por Inês Granja (Civitas) 14h30 – Exibição do filme Aida Returns 15h45 – Comentário inicial por Daniel Faria (Associação Famalicão em Transição) 16h15 – Debate sobre o filme 17h00 – Encerramento da sessão 18h00 – A programação continua no Bar Sé la Vie, em Braga, com a passagem dos filmes "Naila e a Revolta" de Julia Bacha e "Resistência, Porquê?" de Christian Ghazi, seguidas de um momento informal de conversa. Convida-se
Comentários