A vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão Sofia Fernandes é candidata à presidência da comissão política concelhia do PSD, atualmente liderada por Fernando Costa, mais conhecido por “Mito”, filho do antigo presidente da autarquia, Armindo Costa.
O presidente cessante, Fernando Costa, dirigiu as campanhas vitoriosas que levaram a coligação PSD-CDS ao poder municipal famalicense no início deste século. Agora está fortemente empenhado na renovação da estrutura partidária, sendo mandatário da candidatura de Sofia Fernandes, que, caso vença as eleições, será a primeira mulher a liderar os sociais-democratas em Vila Nova de Famalicão. Sofia Fernandes é, também, conselheira nacional do PSD.
As eleições realizam-se no próximo sábado, entre as 10h00 e as 19h00, na sede do partido, à Rua de Adriano Pinto Basto. Segundo soubemos, estão em condições de votar cerca de 800 militantes do PSD.
Sofia Fernandes, que é vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão desde 2013, tendo entrado no primeiro executivo de Paulo Cunha e continuado até hoje, é responsável pelos pelouros da Família, Igualdade, Saúde e Segurança Rodoviária.
Como foi a primeira candidatura a apresentar-se, Sofia Fernandes deverá liderar a Lista A, que, segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, terá como candidato à mesa do plenário (a assembleia geral do partido) o autarca de Ribeirão e antigo vereador Leonel Rocha, que se recandidata ao cargo.
Os militantes Pedro Santos, Vítor Pereira e Hugo Mesquita também integram a equipa de Sofia Fernandes.
MÁRIO PASSOS AVANÇA
Depois do anúncio da candidatura da vereadora Sofia Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que também já liderou o PSD local, anunciou a sua candidatura contra a conselheira nacional do PSD.
Mário Passos tem ao seu lado o anterior presidente da Câmara e líder distrital do PSD-Braga, Paulo Cunha, que assim regressa às disputas internas do PSD local. A sua intervenção mais relevante num plenário do PSD-Famalicão aconteceu em 23 de outubro de 2021, quando liderava a concelhia e anunciou a realização de eleições antecipadas para escolher um novo presidente do órgão, que seria Fernando Costa, eleito em 4 de dezembro desse ano.
Semanas depois de ter endossado a presidência da Câmara de Famalicão a Mário Passos, Cunha estava no seu último mandato como presidente do PSD-Famalicao e considerou que tinha chegado o momento de “abrir um novo ciclo na concelhia” [Recordar notícia aqui: PSD-Famalicão vai a eleições antecipadas].
* notícia atualizada a 14 de março às 14h31 com a confirmação da candidatura de Mário Passos.
Comentários