16.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Universidade do Minho recebe 350 dos melhores estudantes do secundário de todo o país

Estudantes dos 11º e 12º anos de escolaridade, de 59 escolas, vão participar do programa “O Melhor Estudante na UMinho” que, pela primeira vez, cobre todas as regiões do país.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Universidade do Minho realiza entre os dias 22 e 24 de março o programa online “O Melhor Estudante na UMinho”, com cerca de 350 participantes de 59 escolas secundárias de todo o país, incluindo dos Açores e Madeira. A iniciativa decorre sempre das 17h30 às 19h00, num total de 31 sessões sobre projetos de investigação e 11 sobre a oferta educativa.

O programa destina-se aos estudantes dos 11º e 12º anos de escolaridade em Portugal que obtiveram as melhores classificações no ano transato. O objetivo é divulgar os cursos da UMinho enfatizando a sua relevância para compreender o mundo, envolvendo para isso os Centros de Investigação. Nessa interação contam com o apoio de meia centena de investigadores, docentes e técnicos de Escolas/Institutos e serviços da UMinho.

Para já, vão poder aprofundar sobre, por exemplo, ideias para melhorar os testes Covid-19, a matemática dentro de um robô, as falhas de memória, os biomateriais e engenharia de tecidos, as pandemias na História, os desafios da inteligência artificial, a representação política das mulheres, o sucesso escolar nas minorias, o rendimento básico incondicional, a promoção da saúde na escola, as diferenças culturais nas decisões judiciais ou o estudo das paisagens e do património, entre outros temas.

O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido como uma abordagem inovadora de aproximar os mais jovens da academia, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e reforçando a centralidade da investigação científica para o desenvolvimento, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido na universidade. A presente edição cobre pela primeira vez todas as regiões do país.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.