A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave recebeu ontem, 2 de agosto, 15 novas viaturas elétricas que serão distribuídas pelas várias unidades de saúde familiar do concelho para a prestação de cuidados médicos e de enfermagem ao domicílio.
As viaturas hoje entregues à ULS do Médio Ave resultam de um investimento superior a meio milhão de euros e foram entregues à autarquia pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Investimento Re-C1-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”).
Recorde-se que a Câmara Municipal assumiu, em janeiro de 2024, competências na área da Saúde, nomeadamente, a gestão do edificado das 14 unidade de saúde primários do concelho e a integração nos seus quadros dos assistentes operacionais que desenvolvem a sua atividade profissional nestes Centro de Saúde.
O presidente do conselho de administração da ULS, António Barbosa, fala numa “excelente notícia para os profissionais de saúde do concelho” que exercem as suas funções “com muitos constrangimentos, muitas vezes pela falta de disponibilidade de transporte, mas também pelas condições das nove viaturas que tínhamos ao nosso dispor, com muito uso e desgaste”, não esquecendo também os benefícios que a nova frota traz para os utentes do concelho.
O responsável esclareceu ainda que a distribuição das viaturas será feita em função da dimensão das unidades de saúde e das suas necessidades de deslocação.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, acredita que com estas novas viaturas “mais modernas e amigas do ambiente” está dado mais um passo para que haja no concelho mais e melhores cuidados de saúde e uma resposta mais eficiente às necessidades da comunidade. “É uma boa notícia para Famalicão”, disse.
Comentários