Com apenas três anos de existência, o futebol feminino do Futebol Clube de Famalicão fez história ao chegar à final da Taça de Portugal e esteve muito perto de realizar o sonho de conquistar o troféu.
As meninas do FC Famalicão entraram mais fortes em campo e dominaram o início do jogo, mas o Sporting Clube de Portugal venceu a Taça de Portugal por 2-1, em partida disputada no Estádio Nacional, num espetáculo assistido por 13.800 pesssoas – um recorde de assistência do futebol feminino na final da Taça.
O primeiro golo do SC Portugal foi marcado à passagem do minuto 30 através de uma grande penalidade. Na conversão, Joana Marchão atirou para o fundo da baliza, sem hipóteses para Aline Lima.
Na segunda parte, as sportinguistas chegaram ao 2-0, por intermédio de Chandra Davidson. Brenda Pérez tentou atacar a bola, que sobrou para Chandra Davidson que atirou para a baliza, com o esférico ainda a sofrer um desvio no pé de uma defensora famalicense, que traiu a guarda-redes.
Ao minuto 83, a equipa famalicense ainda dispôs de uma grande penalidade, mas Doris Bacic defendeu o penálti apontado por Fernanda Tipa.
Já perto do fim, o FC Famalicão marcou o seu golo (88′), o que proporcionou emoção ao que restava do jogo. Carolina Rocha finalizou da melhor forma, depois de uma grande passe Raquel Fernandes.
Esta foi a primeira vez do FC Famalicão na final da Taça de Portugal, um feito que a equipa masculina ainda não alcançou. O Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça de Portugal em futebol feminino pela terceira vez, curiosamente, nas três vezes em que chegou à final, sendo agora o segundo clube com mais títulos, depois do 1º de Dezembro (sete vitórias).
Outros vencedores: Clube Futebol Benfica (2), Boavista FC (1), SL Benfica (1), Murtoense (1), SC Braga (1), Escola FC (1) e Atlético Ouriense (1).
Comentários