As eleições para os novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) estão envoltas em polémica. Segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, está em causa a formação de uma das listas.
As suspeitas de candidatos em situação irregular preocupam os associados da ACIF, que vão a votos na próxima terça-feira, dia 22, para eleger os novos órgãos sociais da instituição para o quadriénio 2025-2028.
A polémica está instalada e o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apurou que as suspeitas recaem sobre três candidatos da lista A, que estariam a concorrer através de empresas associadas da ACIF, mas com as quais não têm relação.
Recorde-se que duas listas concorrem ao ato eleitoral. A lista A é liderada por Carlos Correia, CEO da empresa A Eléctrica [ver notícia Carlos Correia apresenta lista aos órgãos sociais da ACIF]. A lista B é encabeçada por Hélder Costa, fundador da empresa de produtos turísticos Filboat [ver notícia Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF].
CARLOS CORREIA PEDE PARECER JURÍDICO
Respondendo por escrito a questões colocadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a propósito das alegadas irregularidades, Carlos Correia afirma que “é totalmente falso e calunioso, que existam membros da lista A que estejam em situação irregular na candidatura às eleições para a ACIF”, acrescentando “repudiar as alegações de que a lista A se encontra em qualquer situação irregular”.
“As sociedades associadas da ACIF tem legitimidade e liberdade para indicar quem elas querem que as represente”, declara Carlos Correia, enviando juntamente com a resposta um parecer jurídico da sociedade de advogados Machado Ruivo & Associados, com data de 8 de abril.
A existência de um parecer jurídico confirma rumores de que a questão tem suscitado dúvidas entre os associados. A lista A quis saber se o representante de uma empresa associada da ACIF na candidatura tem de ser o representante legal da empresa (gerente ou administrador) ou se esta pode designar um terceiro.
“Salvo melhor opinião, uma pessoa coletiva associada da ACIF, que seja candidata a um órgão social da ACIF, poderá indicar como sua representante na candidatura uma terceira pessoa alheia à sua gerência ou à sua administração, devendo conferir-lhe poderes concretos e suficientes para desempenhar tais funções concretas”, considera o advogado Pedro Machado Ruivo no parecer jurídico.
Carlos Correia, por seu turno, refere que a sua candidatura “não se preocupou em investigar a legitimidade dos membros da lista B, uma vez que o nosso foco é procurar servir da melhor forma os associados e não questões processuais, que em nada interessam ou beneficiam o comércio e a indústria famalicenses”.
HÉLDER COSTA DESCONHECE
“Não temos qualquer conhecimento sobre candidatos em situação irregular”, afiança Hélder Costa, em declarações, também por escrito, ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO. E salienta: “O espírito democrático com que entramos para esta disputa eleitoral faz-nos confiar nos intervenientes e responsáveis por salvaguardar a legalidade do processo eleitoral.”
O líder da lista B reforça: “Não entramos nesta disputa eleitoral contra nada nem contra ninguém, apenas temos o intuito de dar uma nova dinâmica e um novo impulso à ACIF.”
“Respeitamos os associados que se interessam pela vida e dinâmica da ACIF e, se merecermos a confiança da maioria dos associados, faremos uma análise e se necessário uma proposta de retificação aos estatutos, para que não restem dúvidas sobre a legalidade e funcionamento da ACIF, sobretudo em processos eleitorais”, acrescentou Hélder Costa.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO também solicitou esclarecimentos à própria ACIF, mas, através do seu gabinete de comunicação, a instituição liderada por Xavier Ferreira não respondeu sobre suspeitas de eventuais irregulares.
Na resposta enviada, a instituição refere que o presidente da Assembleia Geral da ACIF recebeu duas listas candidatas e ambas (lista A e lista B) irão a votos no próximo dia 22 de abril, relembrando que a votação decorrerá entre as 14 e as 18 horas, na sede da ACIF.
“A direção da ACIF apela ao voto dos associados, de forma responsável e respeitando os valores democráticos, congratulando-se ainda pela dinâmica apresentada pelas duas listas, um sinal revelador do quão viva está a ACIF”, refere a instituição.
ESCOLHER ENTRE “EXPERIÊNCIA” E “MUDANÇA”
Sob o mote “Experiência e Inovação”, a lista A representa a continuidade, tendo entre os candidatos seis membros dos atuais órgãos sociais. O cabeça de lista, Carlos Correia, é atualmente vice-presidente da direção; Xavier Ferreira, atual presidente da direção, candidata-se agora a presidente da mesa da assembleia geral; Frederico Nunes, atualmente vogal da direção é candidato à vice-presidência; Baltazar Ferreira é recandidato à vice-presidência; Miguel Freitas, atual vice-presidente da assembleia geral, concorre à presidência do conselho fiscal; e António Melo, atual relator do conselho fiscal, vai candidatar-se à vice-presidência da assembleia geral.

Com o lema “Empreender a Mudança”, na lista B não existem nomes que integrem os atuais órgãos sociais. No entanto, José Costa (Chez Café) e Vera Vilaça (Veritas Jóias) já integraram órgãos sociais da ACIF, noutros mandatos, assim como algumas das empresas representadas: Supermercado Bandeirinha, Churrascaria Lafões e Ourivesaria Satierf.

CANDITATOS LISTA A Direção Presidente: Carlos Correia (A Eléctrica) Vice-Presidente: Pedro Mesquita (Classe | Dona Maria Pregaria| Bubbles) Vice-Presidente: Raquel Santos (Noventa Y Cinco Store) Vice-Presidente: Frederico Nunes (Lima e Nunes) Vice-Presidente: Vítor Brandão (Drible | Boomfit | Closum) Vice-Presidente: Diogo Forte (Feel The Future |Caso Grill | Surreal) Vice-Presidente: Baltazar Ferreira (Best Valor) Mesa da Assembleia Geral Presidente: Xavier Ferreira (Optiminio Condomínios) Vice-Presidente: António Melo (Fonte Nova) 1.º Secretário: Rita Azevedo (Matriz Cabeleireiros) 2.º Secretário: Andreia Cerqueira (Roma Romã | Solto | Marco) Conselho Fiscal Presidente: Miguel Freitas (Casa Freitas) Secretário/Vice-Presidente: Márcia Nunes (advogada) Vogal: Ricardo Martins (produtor de audiovisual)
CANDITATOS LISTA B Direção Presidente: Hélder Filipe Sousa Costa (FILBOAT) Vice-Presidente: José Manuel Sá da Costa (Chez Café Café) Vice-Presidente: Marisa Daniela Gomes Coutinho (Boomer) Vice-Presidente: Pedro Miguel Ferreira Moreira da Silva (Supermercado Bandeirinha) Vice-Presidente: António Carneiro Barroso (Alda Perfumaria) Vice-Presidente: Jorge Armindo Dias Moreira (Parfois) Vice-Presidente: Marta Carneiro Rodrigues Goulart (Wake Up Concept | Eola Famalicão) Mesa da Assembleia Geral Presidente: Ana Maria Araújo Oliveira e Silva Egosport) Vice-Presidente: Paulo Valentim Gomes (Paulo Gomes Moda) 1.º Secretário: Nuno Napoleão Araújo (Nuno Napoleão Unipessoal) 2.º Secretário: Gracinda Silva Soares (Ourivesaria Satierf) Conselho Fiscal Presidente: Cristina Isabel Tavares Correia (Churrascaria Lafões) Secretário/Vice-Presidente: Vera Lúcia Mota Vilaça (Veritas Joias) Vogal: Paulo Jorge Marques de Castro (Restaurante TASC)
Comentários