A comunidade paroquial de Santa Maria de Arnoso, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, viveu nos dias 12 e 13 de março as tradicionais solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias do tempo da quaresma, que são já uma tradição nesta paróquia.
As celebrações, iniciaram-se no sábado, dia 12, às 20h30, com a eucaristia, seguindo-se o concerto “Paixão do Senhor”, às 21h15, com a participação dos Arautos do Evangelho.
Já no domingo pela manhã, celebrou-se a missa dominical em honra do Senhor dos Passos, na igreja paroquial, presidida pelo padre José Pedro, animada pelas vozes do grupo coral da paróquia, Eucaristia Jovem, e com a colaboração da Confraria do Senhor dos Passos.
À tarde, foi feita a receção à Banda Marcial de Arnoso e às autoridades religiosas e civis, seguindo-se depois, pelas ruas da freguesia a majestosa Procissão do Senhor dos Passos, presidida pelo arcipreste Francisco Correia, embelezada com cerca de duas centenas de figurados, simbolizando personagens e quadros Bíblicos da Paixão de Cristo e enriquecida com os Sermões do Pretório, do Encontro e do Calvário, proferidos pelo padre Manuel António Barbosa Moreira.
O ponto alto, mais emotivo e significativo, foi o encontro da imagem de Jesus, com a Sua Mãe, durante o Sermão do Encontro, que contemplou também o canto da Verónica.
De seguida, a procissão subiu até ao Alto do Calvário, acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso, regressando depois à Igreja Paroquial, para o encerramento com o sermão do Calvário, e com o quadro bíblico da morte do Senhor, acompanhado por Sua Mãe, a Senhora das Dores, Maria Madalena e João Evangelista.
Findas as cerimónias, foram entregues os diplomas aos novos membros da Confraria do Senhor dos Passos.
De referir ainda, as centenas de fiéis que assistiram a estes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da fé.
Comentários