Sofia Fernandes, vereadora no Município de Vila Nova de Famalicão e membro do conselho nacional do PSD, foi eleita, este sábado, presidente da Comissão Política Concelhia social-democrata de Vila Nova de Famalicão, com 60,6% dos votos válidos, tornando-se a primeira mulher a liderar uma secção do partido no concelho famalicense e no distrito de Braga.
A candidatura de Sofia Fernandes derrotou com vantagem esmagadora a lista liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, candidato à presidência da comissão política, e que tinha a seu lado o ex-presidente Paulo Cunha, que era candidato à mesa do plenário (a assembleia geral local do partido).
Ao comando da Lista A, Sofia Fernandes, de 49 anos, que tinha como mandatário o presidente cessante, Fernando Costa, figura história do partido que os militantes e amigos conhecem por Mito, obteve 417 votos (60,3% dos votos válidos), enquanto a Lista B, de Mário Passos, que também incluiu os vereadores Augusto Lima, Pedro Oliveira e Luísa Marlene Azevedo, não recolheu mais de 275 votos (39,7% dos votos válidos) num universo de cerca de 800 eleitores com capacidade eleitoral.
Para a presidência da mesa do plenário, o antigo vereador e atual presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Leonel Rocha, derrotou Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, atual presidente da distrital de Braga do PSD e vice-presidente de Luís Montenegro na comissão política nacional, tendo o autarca ribeirense obtido 411 votos (59,4% dos votos válidos), enquanto o ex-edil recebeu a preferência de apenas 281 militantes (40,6% dos votos válidos).
As eleições decorreram na sede do partido, na Rua de Adriano Pinto Basto, em Vila Nova de Famalicão, entre as 10h00 e as 19h00 deste sábado, 16 de março. Num universo de cerca de 800 eleitores exerceram o seu direito de voto um total de 692 militantes sociais-democratas.
Depois de uma semana louca de marcação aos militantes, que envolveu as duas candidaturas, Sofia Fernandes estava feliz por uma vitória tão expressiva, revelando-se “muito contente por ser a primeira mulher a liderar o partido” em Vila Nova de Famalicão e no distrito de Braga.
QUEM É SOFIA FERNANDES
Sofia Fernandes nasceu em Vila Nova de Famalicão a 22 de novembro de 1974, o ano da instauração da democracia em Portugal. É licenciada em Ciência Farmacêuticas e detém um Executive Master de Gestão e Administração em Saúde.
Assumiu funções na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em outubro de 2013, tendo sido eleita vereadora no primeiro executivo liderado por Paulo Cunha. Foi responsável pelos pelouros da Saúde Pública, Mobilidade, Juventude e Família.
Em 2017, manteve os pelouros da Família, Juventude, Saúde Pública, Mobilidade e Segurança Rodoviária, assumindo ainda o Voluntariado, a Igualdade de Género e os Espaços Públicos.
No atual mandato, iniciado em outubro de 2021, Sofia Fernandes é vereadora dos pelouros da Família, Igualdade, Interculturalidade e integração, Saúde, Segurança Rodoviária, Transportes e Mobilidade. No plano político, ascendeu ao conselho nacional do PSD e agora conquista a concelhia de Vila Nova de Famalicão.
Comentários