Na vila de Joane, num espaço agradável, bonito e elegante, está localizado o restaurante Serenata. O espaço, que faz parte da memória gastronómica local, reabriu sob nova gerência em novembro de 2022.
Com capacidade para 75 pessoas, sendo 45 na sala interna e 30 na sala externa, o Serenata é um cenário acolhedor para refeições em família, encontros de amigos, almoços e jantares de negócios. O estacionamento privado é uma das comodidades disponíveis. Com uma ementa variada, tem desde pratos italianos, carne e peixe.

Entre os pratos de carne mais pedidos estão a tradicional vitela assada no forno, a posta barrosã, “sempre muito pedida”, e a posta à mirandesa, “que vem mesmo de Mirandela”, assegura Abel Simão Silva, sócio-gerente da casa.
Na área do peixe, o robalo e rodovalho frescos, “diretos do mar, sem intermediários”, salienta o gerente, são duas das atrações do cardápio. As espetadas de lulas e gambas “também saem muito bem”, informa Abel Simão Silva, e o bacalhau a Zé do Pipo “é dos mais procurados” entre as opções à base de bacalhau.

Uma garrafeira “com muita variedade e um grande stock de vinhos” é outro dos diferenciais que Abel Simão Silva classifica como “um dos pontos fortes do Serenata”. Mas aquela que considera ser o principal diferencial do restaurante e que faz os olhos brilhar enquanto fala à reportagem do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO é a sua “equipa extraordinária”.

Desde o chef Bruno Costa, que está no Serenata há 25 anos, a cada um dos colaboradores que são o rosto do Serenata nas salas e na cozinha do restaurante, Abel Simão Silva tece elogios a todos. “É um grupo de pessoas com muito valor e compromisso. Dedicam-se inteiramente ao que fazem e trabalham muito bem”, destaca.
BOA APRESENTAÇÃO
As noites de sexta-feira e sábado são de grande movimento, com ambas a salas muito solicitadas, e o almoço de domingo é concorrido tanto nas salas como no serviço takeaway. “São servidos entre 60 e 80 pedidos de comida para saborear em casa a cada domingo”, aponta Abel Simão Silva.
Salientando que o serviço de “take away” é realizado com muito cuidado e rigor, o sócio-gerente do Serenata destaca a atenção aos pormenores como boas embalagens para que a comida chegue a casa dos clientes nas melhores condições de apresentação e temperatura.
O Serenata encerra ao domingo à noite e à segunda-feira todo o dia.
“MIMAR OS CLIENTES”
Recentemente o restaurante realizou o seu primeiro jantar vínico, com o objetivo de oferecer “uma experiência nova” aos clientes que saborearam uma seleção de pratos harmonizados com vinhos selecionados por um especialista.
Esse enólogo acompanhou o jantar, trazendo ao evento curiosidades sobre o universo viníco e informações históricas e atuais sobre os rótulos degustados.
“Mimar os clientes, proporcionando algo diferente” foi o que motivou a realização da iniciativa cujo balanço é “positivo”. Foi noite de casa cheia em plena quarta-feira.
Comentários