11.9 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 27 Novembro 2024

SEF resgata 114 crianças e jovens vítimas de alegado tráfico humano em Riba de Ave

Eram obrigados a entregar os passaportes e à noite eram fechados a cadeado sem acesso à casa de banho. Pais a pagar milhares de euros.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) resgatou 114 crianças e jovens vítimas de um alegado caso de tráfico de seres humanos que estavam na academia de futebol Bsports Academy, que funciona em instalações arrendadas à escola Didáxis, em Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão.

O grupo é formado por crianças e jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 22 anos oriundos de países como Brasil, Colômbia, Japão, México.

Informações obtidas pela RTP dão conta que as crianças e jovens – naturais da Ásia, da África e da América Latina – eram obrigados a entregar os passaportes e impedidos de sair das instalações da academia em Riba de Ave.

À noite eram fechados a cadeado nas salas de aula que foram adaptadas a quartos, sem acesso à casa de banho. A reportagem da RTP revela ainda situações de jovem que conseguiram fugir e jovens que planeavam suicídio.

A investigação aponta que os pais das crianças e jovens de diversas nacionalidades assinavam contrato com a Bsports, com a promessa de os filhos iam receber formação académica e desportiva e iriam jogar nos escalões profissionais do futebol português e europeu. O valor dos contratos assinados pelos pais não era igual para todos, oscila entre os 600 e os 2 mil euros mensais, revela a RTP.

As crianças e jovens foram resgatados no âmbito das buscas realizadas nas instalações da BSports Academy esta segunda-feira pelo SEF por suspeitas de tráfico humano. Participaram da operação 50 elementos do SEF.

A residência da Mário Costa, presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Bsports Portugal, também foi alvo de buscas. Mário Costa é o principal suspeito e já foi constituído arguido pelo Ministério Público.

Os resgatados passaram a noite em centros de acolhimento. Estão agora sob a responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para serem entregues nos próximos dias às famílias.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.