Este 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO dá a conhecer as vereadoras eleitas nas últimas autárquicas e com mandato até 2025.
O executivo municipal da Câmara de Vila Nova de Famalicão é formado por 11 eleitos – sendo 7 pela coligação PSD-CDS/PP e 4 pelo Partido Socialista. Desse total, quatro são mulheres: as vereadoras Sofia Machado Fernandes e Luísa Costa, eleitas pela coligação, e Maria Augusta Santos e Juliana Santos, eleitas pelo PS.
Em termos de paridade, o Partido Socialista é o partido onde as mulheres têm mais representatividade em cargos eletivos no concelho.
No universo de eleitos pelo PS há 50% de mulheres na vereação, 38% de deputadas municipais e 33% na presidência de juntas de freguesia. Entre os eleitos pela coligação PSD/CDS-PP as mulheres estão em 28% na vereação, 30% deputadas municipais e 13% nas presidências de junta. Entre os presidentes de junta independentes todos são homens.
A primeira mulher eleita foi Sofia Fernandes, seguindo-se Maria Augusta Santos, Luísa Marlene Costa e Juliana Santos. Conheça as quatro vereadoras que compõem o atual executivo municipal.
SOFIA FERNANDES
Vereadora desde outubro de 2013, Sofia Machado Fernandes é vista como um dos nomes fortes no PSD concelhio. Nasceu em Vila Nova de Famalicão a 22 de novembro de 1974. É licenciada em Ciência Farmacêuticas e detém um Executive Master de Gestão e Administração em Saúde.
Assumiu funções na Câmara de Famalicão tendo sob a sua responsabilidade os pelouros da Saúde Pública, Mobilidade, Juventude, Família.
Em 2017, manteve os pelouros da Família; Juventude; Saúde Pública; Mobilidade e Segurança Rodoviária, assumindo ainda o Voluntariado; a Igualdade de Género; e os Espaços Públicos.
No atual mandato é vereadora dos pelouros da Família; Igualdade; Interculturalidade e integração; Saúde; Segurança Rodoviária; Transportes e Mobilidade.
MARIA AUGUSTA SANTOS
Nome conhecido na política local, Maria Augusta Santos nasceu a 30 de agosto de 1955. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora na Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, em Famalicão, tendo desempenhado, ao longo da sua carreira docente, diversos cargos e funções de natureza pedagógica e de gestão, entre os quais vogal do Conselho Diretivo entre 1987/1994.
Na sua intervenção cívica e política tem exercido diversos cargos político-partidários a nível concelhio, distrital e nacional. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Lousado (1993/1997), Secretária da Junta de Freguesia (1997/2001) e Presidente da Junta de Freguesia (2001/2005).
Foi Vereadora da Câmara Municipal de Famalicão, em regime de substituição, no mandato de 2005/2009. Foi Deputada na Assembleia da República, na XIII Legislatura (2015/2019), pelo círculo eleitoral de Braga.
LUÍSA COSTA
Eleita pela primeira vez nas últimas eleições autárquicas, a vereadora Luísa Marlene Costa é a segunda vereadora da coligação PSD/CDS-PP. Um nome até então desconhecido na política local apareceu em sexto lugar.
Luísa Costa passou assim de assistente técnica – função que exerceu até 2021 no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em Joane – para vereadora com os pelouros do Turismo, Juventude e Voluntariado.
Tem 42 anos, é natural e residente na vila de Joane. É licenciada em Educação, Administração Educacional pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho, Porto.
Assume ainda funções de diretora no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga; presidente do conselho fiscal regional de Braga da Fraternidade Nuno Álvares; e secretária na comissão política do núcleo do PSD de Joane, desde 2020.
JULIANA SANTOS
Eleita aos 27 anos, Juliana Santos é o membro mais jovem do atual executivo municipal. Natural da freguesia de Bairro, atualmente reside na União de Freguesias de Avidos e Lagoa.
Juliana Santos é licenciada em Ciência Política pela Universidade do Minho e exerce diversos cargos político-partidários a nível concelhio, distrital e nacional. É Gestora de Logística numa multinacional sediada no concelho de Famalicão.
Foi Vereadora da Câmara de Famalicão, em regime de substituição, no mandato de 2017/2021. Integrou a lista de candidatos do PS pelo círculo de Braga nas últimas eleições legislativas.
Comentários