O Surrealismo foi um movimento artístico e literário, de origem francesa, surgido na primeira metade do século XX, que valorizava a espontaneidade e o rompimento com as convenções da realidade. Para os surrealistas, as regras são ditadas somente pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
A origem do termo “Surrealismo” ocorreu em 1917, através do escritor francês Guillaume Apollinaire. Significava “o que está acima do realismo”. Apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920. O marco inicial foi a publicação, em 1924, do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton.
O surrealismo tinha como objetivo ultrapassar os limites da imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.
De entre todos os movimentos de arte moderna, o surrealismo, que durou entre as duas grandes guerras mundiais da primeira metade do século XX, é o único que manteve o seu lugar na consciência pública. E, em parte, devido à nossa familiaridade com o significado da palavra.
Comentários