A freguesia de Ruivães viveu, este domingo, uma data memorável com a inauguração da Praça Domingos Carneiro e bênção de um memorial de homenagem ao pároco falecido em janeiro deste ano e que esteve 42 anos na paróquia.
O dia ficou ainda marcado pela apresentação do livro de investigação da história da freguesia de Ruivães, impulsionado pelo Padre Domingos Carneiro e escrito por Odete Paiva, intitulado “Ruivães, Comunidade Minhota do Concelho de Vila Nova de Famalicão – População, Economia e Sociedade entre o Século XVII e o Século XXI”.
Eternizar a passagem do pároco pela freguesia de Ruivães foi o principal objetivo da cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha. Para o autarca trata-se de um lugar “que faz justiça ao percurso do padre Domingos Carneiro que, ao longo de 42 anos, deu inegáveis contributos para a melhoria do bem-estar não só espiritual, mas também com inúmeras obras físicas desta comunidade”.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Duarte Veiga, “as pessoas ganharam um carinho muito especial pelo padre Domingos Carneiro porque marcou muitas gerações de ruivanenses. A maior obra que deixou na comunidade de Ruivães foi este espírito de união, de família e de inclusão.”
Refira-se que a Praça contou com um apoio financeiro do município no valor de 15 mil euros.
A comitiva aproveitou ainda a oportunidade para efetuar uma visita à rua da Igreja, que beneficiou recentemente de obras que contaram com um apoio municipal de cerca de 90 mil euros.
Comentários