Foi entre as palmas de uma sala cheia e o som do grego Vangelis, com a banda sonora do filme “1492”, dos velhos tempos vitoriosos de António Guterres, que Rúben Gomes deu entrada no auditório da Casa do Povo de Ribeirão para a sua apresentação pública como candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Junta ribeirense, cujas eleições intercalares estão marcadas para o próximo dia 11 de junho, em plenas Festas Antoninas na sede do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Aconteceu na noite do último sábado, um dia que o “speaker” do evento classificou como sendo “o primeiro dia da caminhada de Rúben Gomes para a Junta de Freguesia da vila de Ribeirão”. E a militância socialista compareceu em peso.
A “onda em volta de Rúben Gomes” trouxe a Ribeirão João Torres, secretário-geral Adjunto do PS, Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS-Famalicão e deputado à Assembleia da República, Luís Miranda, presidente da Juventude Socialista de Famalicão e diversos autarcas municipais e das freguesias do concelho.
E para demonstrar que com o PS na presidência da Junta de Ribeirão “os jovens terão um futuro melhor”, a primeira intervenção coube a uma jovem como muitas outras da vila ribeirense, Francisca Silva, que deixou o seu testemunho de apoio à mudança. E Francisca, numa intervenção em que falou da necessidade de participação dos jovens “lado a lado com quem lidera” os destinos da Junta de Freguesia, deu o mote: “A nossa vila parou no tempo.”
“Os problemas dos jovens precisam de ser considerados uma prioridade na agenda política local”, frisou Francisca Silva, considerando que “isso só será possível com a eleição do Rúben, uma pessoa humana, solidária e trabalhadora, que dá espaço para as ideias dos jovens crescerem e serem implementadas”.
Talvez por isso, o candidato do PS à presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão, Rúben Gomes – que Francisca afirmou conhecer muito bem –, prometeu uma autarquia ribeirense com “mais ambição, mais dedicação às pessoas, mais imaginação, mais transparência e mais abertura à participação de todos”.
EDUARDO RESPONSABILIZA LEONEL ROCHA
Rúben Gomes falava perante uma Casa do Povo de Ribeirão repleta de entusiasmo socialista. Que foi impulsionado por Eduardo Oliveira, quando destacou a presença e o apoio de Vera Rocha, a candidata do PS nas eleições de 2021, que agora apoia a candidatura de Rúben Gomes. “Isso significa que damos prioridade à construção, que é o mais importante na política. E nós estamos a construir o futuro da vila de Ribeirão”, afirmou Eduardo Oliveira.
“Temos que olhar para Ribeirão não só pela sua importância económica, mas também pelas suas gentes”, observou Eduardo Oliveira, que analisou o quadro político que levou Ribeirão às eleições intercalares agendadas para 11 de junho.
“Ribeirão vai a eleições intercalares porque o presidente da Junta atual decidiu cometer um erro para que a oposição votasse contra um orçamento. Obviamente, se um orçamento tem erros, a oposição só poderia votar contra. Mas a própria oposição deu condições para que o erro fosse corrigido para que o orçamento fosse aprovado. O que aconteceu é que o presidente da Junta não compareceu à reunião da Assembleia de Freguesia para que essa correção no orçamento pudesse ser feita”, analisou Eduardo Oliveira.
“VELHA MAIORIA SEM IDEIAS”
Segundo Eduardo Oliveira, “a velha maioria PSD-CDS é responsável pela falta de desenvolvimento” em Ribeirão. “Podemos dizer que é uma maioria velha, que já não tem ideias, que não tem nada a acrescentar às pessoas e à comunidade. O que nós precisamos é de um líder que sinta as pessoas e esteja junto das pessoas. Um líder que seja responsável por resolver os problemas da comunidade. Esse líder é a nossa solução, é o Rúben Gomes!”, apontou o líder do PS-Famalicão.
“O Rúben é um homem desprendido de interesses. Durante muitos anos esteve ligado ao associativismo na vila de Ribeirão. Na Cruz Vermelha, onde fez voluntariado, no Ribeirão Futebol Clube. O Rúben tem um bairrismo genuíno”, destacou Eduardo Oliveira.
OS INVESTIMENTOS DO GOVERNO
O líder socialista famalicense foi mais além e garantiu: “Não há ninguém que possa dizer que o PS não investe em Ribeirão. Na saúde temos mais um gabinete médico e mais um profissional para que os ribeirenses tivessem melhores condições a servir a saúde de todos. Na educação, está à vista de todos, a modernização da Escola Básica de Ribeirão, através de um contrato assinado entre a Câmara de Famalicão e o Ministério da Educação. É mais um investimento do Governo do PS. Passados cerca de 20 anos em que se falava numa variante à Estrada Nacional 14, só houve uma pessoa que teve a coragem de dar um passo em frente, garantindo melhores acesso para Ribeirão. Essa pessoa chama-se António Costa. Porque a variante à Estrada Nacional 14, já avançou. Neste momento está em obra a segunda fase, entre a Maia e a Trofa, seguindo-se a terceira fase, entre a Trofa e Ribeirão. Este investimento do Governo em Ribeirão é para dar melhores condições aos nossos empresários. Porque o PS tem consciência que a vila de Ribeirão é importante para Famalicão e para o país.”
“UMA SOLUÇÃO CREDÍVEL”
Rúben Gomes estava tão entusiasmado com a presença de um dirigente nacional do PS que não deixou de exclamar: “Vejam a importância que o PS nacional dá à vila de Ribeirão, com a presença do seu secretário-geral Adjunto!…”
E o secretário-geral Adjunto do PS, João Torres, não poupou nos elogios ao candidato Rúben Gomes. “O Rúben trava este combate em nome do PS, mas acima de tudo e fundamentalmente pelo futuro da vila de Ribeirão”, afirmou Torres, destacando o amor que Rúben “nutre pela vila” e o facto de “estar disponível para travar este combate”.
“É muito importante que todos nós, até ao dia 11 de junho, possamos fazer o nosso trabalho, democraticamente, nas escolas, nas empresas, nos locais onde as pessoas se juntam e se cruzam, para explicar que perante o problema que foi criado na vila de Ribeirão – e que não foi criado por responsabilidade do PS –, o Partido Socialista apresenta às ribeirenses e aos ribeirenses uma solução credível e uma solução que pode dar mais futuro à vila de Ribeirão”, afirmou João Torres, que não esqueceu a obra do Governo e a “ação transformadora do PS”, em Ribeirão e no concelho de Vila Nova de Famalicão.
“ESTOU CÁ PARA SER PRESIDENTE”
O encerramento da sessão coube à figura da noite: Rúben Gomes, que os ribeirenses também conhecem por ser presidente do Ribeirão Futebol Clube e pelo trabalho voluntário anteriormente desenvolvido na Cruz Vermelha.
“Desenganem-se aqueles que pensam que a luta vai ser a dois. Eu estou cá para ser presidente da Junta de Ribeirão. Eu estou cá para dar luta a esses senhores, contra as guerrilhas que existem na nossa freguesia. Eu estou cá para ser a solução. A minha equipa está cá para ser a solução. Já chega de trapaças e malabarismo. A nossa vila merece mais”, afirmou Rúben Gomes.
Muito aplaudido, Rúben Gomes demonstrou uma fé inabalável na vitória: “Vou ser o próximo presidente da Junta de Ribeirão. Escrevam isso!”
Elogiou a sua equipa – que classificou como sendo o seu “verdadeiro motor” e que apontou como “a principal razão” para ser candidato – e afiançou: “Serei o presidente de todos os ribeirenses. Não vou fechar a porta da Junta de Freguesia a nenhum ribeirense. Vou lutar por todos os fregueses e por todos os interesses da vila.”
Comentários