O atual edifício dos serviços municipais de Ambiente, no centro da cidade, que no século XX foi quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, vai dar lugar à futura residência de estudantes que frequentam o ensino superior em Vila Nova de Famalicão. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano. A empreitada foi adjudicada às empresas Cari Construtores e DST.
Trata-se de um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
INAUGURADA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM BARCELOS
Na passada quarta-feira, dia 10, foi inaugurada a Residência de Estudantes “IN Barcelos”, que contou com um financiamento de cerca de 2 milhões de euros, verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A verba destinou-se à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes, com capacidade para 62 camas. A residência está localizada a 200 metros do Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.
A esta residência recém inaugurada irá juntar-se uma outra Residência de Estudantes do IPCA, também financiada pelo PRR e integrada no complexo B-CRIC, que está a ser construído no Campus, em Barcelos. No total, prevê-se que durante o próximo ano, o IPCA passe a dispor de um total de 195 camas para alojamento estudantil.
Comentários