O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave – Famalicão, Ivo Sá Machado, assinalaram esta sexta-feira, dia 1 de abril, o arranque das obras de remodelação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Antonina, na freguesia de Requião.
A intervenção do equipamento gerido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) está a cargo da Câmara Municipal de Famalicão, implicando um investimento total de cerca de 500 mil euros, que resulta de uma candidatura a fundos comunitários realizada para o efeito. Com um prazo de execução de um ano, a obra está entregue à empresa Construções Camposinhos Ferreira, Lda.
Refira-se que a USF de Requião, que responde a cerca de 7000 utentes das freguesias de Requião, Vale São Cosme, Telhado, Portela, Vale S. Martinho e Seide (S. Paio e S. Miguel).
Com a intervenção pretende-se efetuar a ampliação da USF para o 1.º piso, que atualmente se encontra desocupado, e proceder à reabilitação integral do mesmo. Para além das escadas de acesso ao 1.º piso será instalado um elevador que garantirá o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
No piso 0, os três consultórios existentes são mantidos, será construída uma nova sala de tratamento e dois gabinetes de enfermagem, com acesso a um pátio. A área de secretaria e o espaço de espera serão reformuladas. Nos topos foram previstos elementos verticais de acesso ao piso1, um de acesso geral e outro de acesso de utilização restrita aos funcionários de modo a possibilitar uma circulação interna.
No piso 1, o programa reparte-se entre gabinetes internos, gabinetes médicos, uma sala de reuniões/copa e uma sala de saúde infantil. Na área de espera está também prevista um pequeno parque infantil. No sentido de dotar os espaços de espera com maior luminosidade e conforto, será construída uma claraboia que permitirá a entrada de luz natural.
A requalificação da USF de Requião vem no seguimento de um acordo de colaboração realizado entre a ARS Norte e a Câmara de Famalicão.
Comentários