O famalicense Renato Cunha é o próximo “Chef Residente” da cozinha experimental da Praça – Mercado Municipal de Famalicão, sucedendo aos também famalicenses Álvaro Costa e Lígia Santos na curadoria do espaço.
A apresentação do chef e proprietário do restaurante Ferrugem como o novo “Chef Residente” da Praça acontece este sábado, dia 18 de fevereiro, às 11h00, num showcooking aberto ao público.
Cozinheiro por vocação, Renato Cunha gosta que o vejam como “embaixador da gastronomia portuguesa e a cozinha que preconiza é de raízes populares, com grande rigor técnico, criatividade e inovação, feita com produtos da identidade portuguesa e, de preferência, com origem numa agricultura sustentável”.
Chef do Ferrugem, restaurante de que é proprietário e onde desde 2006 dá arte às suas criações, Renato Cunha tem um vasto currículo, repleto de prémios e reconhecimentos: em 2012 foi eleito ‘Chefe de Cozinha do Ano’ pela Revista Wine e, em 2017, o Ferrugem foi eleito ‘Restaurante do Ano’ pela Revista Vinho Grandes Escolhas. Ainda no capítulo báquico, com o Ferrugem conquistou o Diploma de Ouro nas últimas edições do concurso ‘Gastronomia com Vinho do Porto’, assim como quatro diplomas de Ouro em cinco participações no concurso ‘Vinhos Verdes e Gastronomia’. É docente na Universidade Portucalense, na Licenciatura de Gestão da Hospitalidade e em Enogastronomia no Short Master de Escanção.
Recorde-se que o programa “Chef Residente” consiste numa colaboração ao longo de um ano com um Chef de Cozinha, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território, que fará o acompanhamento e consultoria na programação anual do Mercado.
A cozinha experimental da Praça é um espaço dedicado à promoção de workshops, degustações, showcookings, entre outros. Serve como uma ferramenta para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios, mas também como um local de sociabilização.
Comentários