Há cerca de dois meses, eu e dois amigos do concelho de Vila Nova de Famalicão começámos a organizar um encontro/convívio para reunirmos colegas de estudos que entraram no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, de Braga, em meados da década de 1970.
Os nossos colegas vieram, sobretudo, dos distritos de Braga e Viana do Castelo, mas também de outras cidades portuguesas.
Para iniciar essa jornada de memórias e reencontros, ficou logo apontada, para a parte da manhã, uma visita à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco.
No final, teríamos um almoço-convívio para durar o tempo que fosse possível.
Hoje vou falar da primeira parte porque a segunda já foi muito falada entre nós e divulgada pelos mais diversos meios.
Os elementos do grupo, todos eles estudaram o autor Camilo, na sua vida e obra. Muitos deles, continuam a fazê-lo e a falar mesmo dele aos seus alunos.
Mas o que é bom, deve ser agradecido e recomendado.

Todos no grupo ficaram encantados com o nível de visita que tinham realizado, dada a qualidade do exímio conhecedor camiliano, na pessoa do guia Reinaldo Ferreira. Um excelente comunicador!
As visitas são adaptadas aos destinatários, todos nós sabemos, mas daí (teoria) até à forma e ao conteúdo expressos por Reinaldo Ferreira, vai uma grande distância!
Por isso, este nosso guia camiliano é um justo merecedor das nossas maiores ovações.
Eu e muitos colegas já fizemos muitas visitas de estudo e algumas à casa do génio de São Miguel de Ceide, mas nunca tivemos uma visita deste calibre!
Todos o dissemos e todos realçámos que esta nossa manifestação deveria ser bem expressa para conhecimento geral, incluindo do próprio Reinaldo Ferreira.
Daí que, dando voz a todo o grupo que saboreou esta visita, reitero os parabéns ao grande guia camiliano Reinaldo Ferreira e agradecemos à Câmara Municipal de Famalicão por nos ter presenteado com esta visita cultural, que foi um grande marco para a nossa jornada do passado dia doze do corrente mês.
_______________________________________________
Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal
Comentários