10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 3 Abril 2025

Recolha do lixo, água e saneamento mais caros em Famalicão a partir de janeiro

Lixo sobe 20%; água e saneamento sobem 3,3%

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Em Vila Nova de Famalicão, o ano de 2024 vai começar com serviços de ambiente mais caros para os munícipes e empresas com os aumentos das tarifas relativas ao abastecimento de água, saneamento básico e recolha de lixo.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão propõe aumentar o preço da água – a chamada Taxa de Recursos Hídricos – em 3,3 por cento, em linha com a inflação.

Bem mais pesado será o aumento de 20% do serviço de recolha e tratamento de resíduos sólidos domésticos (Taxa de Gestão de Resíduos).

Na proposta apresentada na reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 21 de dezembro, o vereador do ambiente, Hélder Pereira, lembra que os aumentos propostos decorrem exatamente dos aumentos que a Câmara Municipal terá de pagar aos fornecedores.

Refira-se que a Câmara de Famalicão compra a água à empresa Águas do Norte, enquanto o serviço de recolha de lixo é prestado pela empresa Resinorte.

“A tarifa de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que o município paga ao fornecedor será atualizada à taxa de inflação de 3,3%”, explica Hélder Pereira, acrescentando que “o valor a pagar ao fornecedor pelo tratamento de resíduos aumentará em 21%”.

O texto da proposta destaca ainda que a “atualização da tarifa do serviço de abastecimento de água será aplicável apenas a partir do 3º escalão e serviços auxiliares” e que o tarifário social não sofre qualquer alteração.

Também não vai aumentar a fatura de quem tem “consumo normal de água” o que, explica a proposta, “equivale a um consumo mensal de 3,93 metros cúbicos por habitante”. Essa explicação usa como referência uma informação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que refere que o consumo per capita é de 131 litros/habitante por dia.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.