“Somos filhos de agricultores ligados à produção de leite e viramos queijeiros pelo desafio de criar um novo negócio, que se transformou ao longo dos últimos 20 anos no que somos hoje: um grupo que se dedica não só à produção de queijo e ao desenvolvimento de novos produtos, mas também à transformação e embalagem de queijo para diversos clientes, que nos procuram pela capacidade instalada que temos”, começou por apontar Rogério Lourenço, que a par do irmão, Luís Lourenço, são, faz questão de salientar, “o rosto de uma equipa com quase 200 trabalhadores” que laboram nas duas empresas do grupo: Lourofood e Lactilouro.
Nos últimos dois anos a marca investiu cerca de 6 milhões de euros em novos equipamentos e na modernização de instalações, “o que nos permitiu crescer, contratar novos colaboradores e alavancar a aposta em inovação e desenvolvimento de novos produtos”. Rogério Lourenço deu como exemplo deste caminho o facto de serem “os primeiros em Portugal a produzir queijo de vaca bio, com leite que adquirimos aqui a produtores locais; criamos a nossa marca de produtos sem lactose e temos uma equipa interna que está a trabalhar, com clientes e universidades, na criação dois novos produtos inovadores, para lançar no início do próximo ano”.
O grupo tem projetos para investir mais 7 milhões de euros até 2025. “Queremos crescer e direcionamos parte da nossa receita para investir em equipamentos e alargar as nossas unidades”, revelou ainda o administrador.
A visita do Presidente da Câmara foi feita no âmbito do Roteiro Famalicão Created IN, com Mário Passos a elogiar “a capacidade de transformação dos empreendedores famalicenses, que de um pequeno negócio, por via dessa veia empreendedora, da inovação e desenvolvimento de novos produtos, é hoje referência na produção e transformação de queijos”.
A marca Dom Villas, que tem o rótulo «Produto que é Nosso» do Famalicão Made IN, é uma das grandes referências dos queijos produzidos pelo grupo, que tem no mercado de transformação e embalagem do produto outro do seu target. “A visão estratégica que tiveram permite-lhes, como aqui vimos, ser uma marca robusta, que cria emprego, gera riqueza e valoriza o território, num exemplo que queremos seja contagiante para outros e uma marca identitária do nosso concelho”, acrescentou Mário Passos.
A marca tem apostado na promoção em mercados internacionais, com queijos da Lactilouro nos Estados Unidos, Canadá, México e Perú, na Africa do Sul, Cabo Verde, Líbano e Macau, além da presença na Europa para onde exporta para praticamente todos os países.
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