O PSD-Famalicão decidiu suspender as Jornadas Autárquicas do partido cuja realização estava marcada para sábado, dia 15, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Na ocasião, seriam apresentados os candidatos às juntas de freguesias nas eleições autárquicas deste ano [ver notícia Coligação PSD-CDS apresenta candidatos em jornadas autárquicas marcadas para 15 de fevereiro].
A decisão foi anunciada através de um comunicado, sem informar a razão para a suspensão. O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO sabe que a decisão foi aprovada por unanimidade e comunicada, ontem à noite, aos presidentes de Junta eleitos pelo PSD.
Na reunião, os autarcas foram informados de que foi solicitada uma “reunião urgente” com os responsáveis distritais e nacionais do PSD, revelou um presidente de Junta ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO.
A suspensão das jornadas autárquicas e o pedido de reunião com responsáveis distritais e nacionais do partido, contrariam as recentes declarações de Paulo Cunha, líder da distrital laranja, que disse que “a derrota [de Mário Passos] não teve nenhuma repercussão na Câmara Municipal de Famalicão” [ver notícia Paulo Cunha nega qualquer tipo de “divergência” ou “divisões internas” em Famalicão].
Recorde-se que o PSD-Famalicão foi a votos em março do ano passado. Na ocasião, Sofia Fernandes derrotou com vantagem esmagadora a lista liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e que tinha a seu lado o ex-presidente Paulo Cunha, que era candidato à mesa do plenário [ver notícia Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora].
ESCOLHA DOS CANDIDATOS ÀS JUNTAS
A escolha dos candidatos às juntas começou “há vários meses”, disse essa fonte ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, salientando que o objetivo da Comissão Política Concelhia “é escolher os melhores candidatos”.
No comunicado, o PSD-Famalicão afirma que o projeto autárquico iniciado nas eleições autárquicas de 1997 e sufragado maioritariamente pelos famalicenses desde 2001 “deve ser continuado nas eleições autárquicas de 2025, fiel aos valores, aos princípios e à visão que nos guiam desde essa altura, com um cariz reformista, transformador e justo, em benefício da qualidade de vida dos famalicenses”.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tentou contactar Sofia Fernandes, presidente do PSD-Famalicão, mas até ao momento não foi possível.
Comentários