O símbolo do Partido Socialista (PS) será o único a aparecer nos boletins de voto das eleições em todas as 34 assembleias de freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão.
“O PS vai concorrer com listas próprias a todos os órgãos autárquicos do concelho de Vila Nova de Famalicão, nas eleições do próximo outono”, anunciou o presidente da comissão política concelhia, Eduardo Oliveira, que é o candidato à presidência do município.
Dos três presidentes de junta socialistas eleitos em 2017, o partido da rosa volta a submeter-se a sufrágio o autarca do Louro, Manuel Silva, que se recandidata a um terceiro e último mandato. Os autarcas de Joane (António Oliveira) e Francisco Sá (Castelões) foram seduzidos pela máquina da maioria PSD-CDS e recandidatam-se como independentes.
O autarca joanense, porém, não vai ter vida fácil na recandidatura, dado que o PS apresenta um candidato de peso. Trata-se de Francisco Lima, um histórico militante socialista, com trabalho social feito na ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, aliás, amplamente reconhecido pela Câmara Municipal.
No conjunto da candidatura socialista, são perto de 500 cidadãos que se apresentam a eleições pelo Partido Socialista. Eduardo Oliveira destaca o facto de haver “uma forte presença de mulheres e de jovens nas listas”.
Aliás, o PS terá um total de 8 mulheres como cabeças de lista nas freguesias. Ou seja, 23,5% dos candidatos à presidência das juntas de freguesia são mulheres.
Nas vilas de Ribeirão e Riba de Ave e nas freguesias de Gavião, Pousada de Saramagos, Requião, Oliveira São Mateus, Vilarinho das Cambas e na União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, o PS apresenta mulheres como candidatas à presidência da Junta.
Entretanto, o candidato socialista à presidência da Câmara será o primeiro a apresentar a sua equipa de candidatos a vereadores, que é marcada pela abertura à participação de cidadãos da sociedade civil.
A cerimónia está marcada para domingo, dia 20, pelas 21h00, no auditório da Junta de Freguesia de Avidos.
Comentários