Os vereadores do Partido Socialista apresentaram uma proposta para que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereça os cadernos de atividades de todas as disciplinas a todos os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Na proposta, que já foi entregue nos serviços municipais na semana passada, os vereadores solicitaram que esta medida seja incluída nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024.
“O Governo português disponibiliza manuais escolares gratuitos a todos os alunos que frequentam o ensino público ou estabelecimentos de ensino particular com contrato de associação”, lembra o PS em comunicado.
O partido refere que o Município de Vila Nova de Famalicão oferece os cadernos de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio aos alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, e o caderno de atividades de Inglês aos alunos do 3.º ano. “Deste modo, não beneficiam deste apoio (exceto a inglês) os alunos que frequentam o 3º e 4º ano de escolaridade”, destacam os vereadores socialistas em comunicado.
Os vereadores alegam que estes alunos “vivenciaram as dificuldades e limitações sociais e pedagógicas decorrentes da pandemia covid-19” e que, tendo em conta “o contexto de crise económica atual”, a oferta destes materiais é uma ajuda importante para os alunos e suas famílias.
Comentários