Portugal tem sinal verde para continuar o processo de desconfinamento que começou na segunda-feira, 15 de março. Isso é o que mostra a imagem revelada pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e que mostram que os planos de reabertura do país podem continuar.
Basta olhar para a imagem para ver Portugal sozinho no canto verde. Ou seja, é o único país no grupo dos 27 países da União Europeia na área verde na matriz do desconfinamento.
Matriz do desconfinamento é o nome da imagem-chave que o primeiro-ministro António Costa mostrou ao país durante a apresentação do plano de desconfinamento a do processo de desconfinamento. Mas quais são as informações apresentadas na imagem e qual a sua importância?
A imagem mostra a posição dos países em aspetos de fundamental importância para manter os avanços ou fazer eventuais recuos nos planos de reabertura dos países. Na escala vertical é apresentada a incidência da covid-19 (número de casos acumulados nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes) e na escala horizontal é mostrado índice de transmissibilidade, conhecido como R(t). Para estar na área verde da imagem é necessário ter menos de 120 casos por 100 mil habitantes e um R(t) inferior a 1.
Além do número de casos e do índice de transmissibilidade há outros dois indicadores considerados fundamentais pelas autoridades de saúde para monitorar os processos de desconfinamento. São eles o número de camas de cuidados intensivos ocupadas (por milhão de habitantes) e à percentagem de testes com resultados positivos.
Também nesses dois aspetos os resultados de Portugal são favoráveis. Isso significa que somos o único país da União Europeia com bons resultados nos quatro critérios usados para monitorizar a reabertura do país.
Comentários