10.8 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 15 Dezembro 2024

“Pilarete” corta trânsito automóvel na Rua José Azevedo Menezes ao fim de semana

Autarquia justifica medida com a "elevada afluência à cidade" nesta quadra festiva. ACIF não foi consultada.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Câmara Municipal decidiu acionar o pilarete que limita o acesso à Rua José Azevedo Menezes, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão. A limitação de acesso e trânsito automóvel realiza-se aos sábados, entre as 14 e às 22 horas e aos domingos entre as 11 e às 22 horas. O pilarete é acionado já a partir deste sábado, 14 de dezembro. A informação foi divulgada nos perfis do Município de Famalicão nas redes sociais.

Recorde-se que este pilarete faz parte de um sistema de controlo de acessos à área central da cidade. Recorde-se que há cerca de um mês entrou em funcionamento o “pilarete” instalado no topo Norte da Praça D. Maria II.

“A medida tem como objetivo uma melhor gestão da circulação e estacionamento automóvel no centro urbano”, refere a Câmara Municipal, justificando a medida com “a elevada afluência à cidade nesta quadra festiva, e de forma a gerir o acesso e o trânsito automóvel no centro urbano, nomeadamente nas ruas circundantes à Aldeia Natal”.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF), parceira do Município na organização da programação de Natal, que informou que não foi consultada previamente sobre a decisão de encerramento ao trânsito da área circundante à Aldeia de Natal.

À ACIF, foi comunicado “que iriam fechar mais um pilarete”, referiu fonte oficial da ACIF ao nosso jornal, acrescentando que, “por causa da passagem do comboio de Natal, da responsabilidade da ACIF, nos foram facultados dois cartões para podermos circular com o comboio na zona onde os pilaretes cortam o trânsito”.

A publicação da autarquia nas redes sociais acrescenta que “o equipamento prevê um sistema de interfonia, em caso de necessidade de abertura do dissuasor por motivos excecionais, devidamente justificados e avaliados, durante o seu período de funcionamento”.

Para além da limitação do acesso e trânsito automóvel, a autarquia informa que a disponibilização de dois espaços de estacionamento temporário gratuitos. Ambos situados junto ao Campo da Feira: um junto à Rotunda D. Sancho I, com 200 lugares; e outro na Avenida Rebelo Mesquita, com 100 lugares.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.