A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pagou ao “Jornal de Notícias” (JN) para que fossem publicados pelo menos dois conteúdos patrocinados em forma de notícia a dizer o melhor possível sobre o mercado municipal.
Um dos textos em causa, inserido na rubrica comercial “Brand Story” (“história da marca”, em português) foi publicado na edição digital do “JN” às zero horas do dia 25 de abril.
No dia 28 de abril, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, partilhou o texto comercial na sua página do Facebook, como se fosse uma notícia sobre o mercado municipal que tivesse chamado a atenção dos jornalistas do “JN” e não um texto promocional elaborado, aprovado e pago pela própria autarquia.
“A Praça – Mercado Municipal no Jornal de Notícias”, alertava Paulo Cunha no post com que iludia os seus seguidores no Facebook.
Com uma apresentação gráfica e uma estrutura de texto iguais a qualquer outra notícia publicada pelo jornal, até um leitor prevenido pensa que está a ler uma notícia. Mas não se trata de jornalismo. É publicidade.
Afinal, segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, trata-se de um texto publicitário e cada publicação na edição digital do “JN” custa a módica quantia de 2.500,00 euros.
Entretanto, esta quinta-feira, 6 de maio, o “JN” publicou um novo conteúdo patrocinado sobre o Mercado Municipal, desta vez com um vídeo. Ver aqui: Mercado de Famalicão renasce com nova identidade: A Praça.
“A nossa Praça – Mercado de Famalicão no Jornal de Notícias”, exultou a Câmara Municipal ao partilhar na rede social Instagram mais um conteúdo pago com o dinheiro dos munícipes.
A rubrica “brand story” insere-se no grupo dos textos comerciais de promoção de empresas e marcas do “Jornal de Notícias”, não envolvendo os seus jornalistas, mas sim o departamento comercial.
É com o departamento de publicidade do JN que o gabinete de comunicação da Câmara de Famalicão contratualiza as publicações. A Câmara também define o conteúdo a sair em texto, fotografia ou vídeo.
Quando o conteúdo aparece no ecrã do computador ou do telemóvel parece uma notícia jornalística como outra qualquer.
Um texto comercial publicado na Internet como se fosse uma notícia é uma forma de as marcas se apresentarem aos clientes como se tivessem sido objeto do interesse jornalístico e da independência editorial dos jornalistas, o que tem muito mais valor do que um mero anúncio comercial.
Por falar em valores, o texto sobre o Mercado Municipal que a Câmara de Famalicão mandou publicar no JN, no próprio dia da inauguração das obras de reabilitação, terá custado aos cofres municipais 2.500,00 euros, montante acrescido de IVA.
40 MIL EUROS POR DUAS CONFERÊNCIAS
Entretanto, o grupo Global Notícias, SA, proprietário do “JN”, faturou à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão um total de 40 mil euros (+ IVA) pela realização de duas conferências.
Em 2018, uma conferência internacional sobre o Dia Mundial das Cidades Educadoras, um projeto do vereador Leonel Rocha, custou ao município a módica quantia de 15 mil euros.
Em 2019, a conferência empresarial Fórum Famalicão Made In, realizada na Casa das Artes, com a presença do diretor do Jornal de Notícias, custou ao município 25 mil euros.
De acordo com documentos oficiais consultados pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, Paulo Cunha, que costuma assinar uma coluna de opinião no “Jornal de Notícias”, onde escreve sobre assuntos de política nacional e regional, assinou os dois contratos com a Global Notícias.
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