O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inauguram no próximo sábado, dia 10 de julho, a Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim, construída no antigo ramal ferroviário que liga as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros.
Paulo Cunha e Aires Pereira começam por descerrar uma placa alusiva à abertura da infraestrutura junto ao início da ciclovia em cada concelho e encontram-se, depois de percorrerem cada um a sua extensão, pelas 10h00, no ponto do percurso que marca a fronteira entre os dois territórios, na passagem de Gondifelos para Balasar (coordenadas GPS: X: -40944.6; Y: 193663.4)
A obra teve um custo total custo de 4.333.644,27 de euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 3.683.598,63 de euros.
“A nova infraestrutura oferece condições de excelência para a mobilidade sustentável, mas também para a prática desportiva ou simplesmente para lazer”, informa a Câmara de Famalicão em comunicado. O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, “deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais”.
A Via Ciclo Pedonal tem ao longo de todo o trajeto o mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos fruto da cooperação técnica entre os dois municípios. Cada Município promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projeto.
Comentários