15.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Dezembro 2024

Paulo Cunha apontado à coordenação do Conselho Estratégico Nacional do PSD

Ex-autarca famalicense perde vice-presidência e vai coordenar um grupo de ideias e propostas políticas para o país.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O eurodeputado famalicense Paulo Cunha é o nome escolhido por Luís Montenegro para coordenador do Conselho Nacional Estratégico (CEN) do PSD, segundo apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO junto de fontes do partido.

O anúncio do novo cargo do eurodeputado estará para muito breve, podendo acontecer na primeira reunião da nova comissão política nacional liderada por Luís Montenegro.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e atual líder distrital de Braga do PSD deverá suceder a Pedro Duarte, atual líder do CEN, que integra o Governo da Aliança Democrática como ministro dos Assuntos Parlamentares.

“ESPAÇO DE REFLEXÃO”

O Conselho Estratégico Nacional tem como objetivo apoiar a direção nacional do PSD, através da “preparação de ideias e propostas políticas para o futuro do País, em 25 áreas temáticas, sendo um espaço de reflexão e um ‘laboratório’ de medidas programáticas”, refere o site oficial do partido.

Paulo Cunha cumprimentando Montenegro durante o congresso de Braga. Fotografia FACEBOOK/PAULO CUNHA

Mesmo afastado da vice-presidência nacional do PSD, um cargo da maior relevância junto do líder Luís Montenegro, conforme o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO já noticiou (ver aqui), Paulo Cunha sobrevive politicamente, continuando nas esferas nacionais do partido, assim como Sofia Fernandes, reeleita para o Conselho Nacional (ver aqui), tendo sido o primeiro nome indicado pela Distrital bracarense.

Resultados da votação e eleitos para a Comissão Política Nacional. Fonte: PSD

Pelo facto de ser o chefe da delegação dos eurodeputados do PSD, Paulo Cunha continuará a ter assento nas reuniões da comissão política nacional, mas por inerência.

A sua escolha como chefe da delegação dos eurodeputados do PSD foi natural, dado ter sido o número dois da lista da Aliança Democrática (AD), que fora liderada pelo então independente Sebastião Bugalho, que é o porta-voz do PSD no Parlamento Europeu.

Agora, e uma vez que Bugalho foi anunciado por Luís Montenegro, neste congresso, como novo militante do PSD, fica por definir se Paulo Cunha continuará ou não a chefiar os eurodeputados social-democratas.

Caso se confirme a escolha como coordenador do CEN, Paulo Cunha também poderá participar, como convidado, nas reuniões da comissão permanente nacional do PSD, um órgão que assegura a representação política do partido no âmbito das competências da comissão política nacional.

UM FAMALICENSE NO CEN

João Cerejeira, professor de Economia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e investigador do NIPE – Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da mesma universidade, é atualmente o único famalicense que integra o CEN como coordenador das políticas sociais e do trabalho.

O famalicense João Cerejeira coordena políticas sociais e do trabalho no CEN do PSD

Doutorado em Economia pelo European University Institute (Florença, Itália), João Cerejeira leciona nas áreas da economia do trabalho e econometria aplicada e “tem publicado e realizado trabalhos de investigação e consultoria nestas áreas e em avaliação de impactos económicos e sociais de programas e políticas públicas”, refere a biografia do professor universitário lousadense disponível no site do PSD.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.