24 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 31 Março 2025

Partido Socialista de Famalicão promoveu evento sobre juventude, associativismo e desporto

Incubadora do associativismo e dotação dos jovens de literacia financeira foram duas das ideias debatidas com Eduardo Oliveira.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão foi pequeno para acolher a mais recente edição do Pensar 2025, que decorreu esta semana. Com moderação de Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do Partido Socialista de Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, a sessão foi dedicada à “Juventude, Associativismo e Desporto”, tendo recebido várias dezenas de participantes.

A conversa foi protagonizada por Sofia Pereira, secretária-geral da Juventude Socialista (JS); Ana Luísa Campos e Adriana Martins, representantes da Pastoral Juvenil de Famalicão; Abraão Costa, presidente da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência; Márcio Sousa, presidente da AFSA – Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão; Sara Gomes, presidente da PASEC – Casa das Ideias; Luís Miranda, presidente da JS de Famalicão; Rui Carvalho, presidente do Grupo Recreativo Avidos e Lagoa; e Ivo Sá Machado, responsável pelo programa autárquico PS.

Abraão Costa defendeu a criação de uma incubadora do associativismo, com o objetivo de apoiar as associações com formação, informação e apoio a candidaturas a projetos, com financiamento do governo central e fundos europeus. “As atuais CSIF´s não são suficientes para o apoio ao movimento associativo, defendendo a criação de outros agentes”, reforçou.

Outra das ideias lançadas por Abraão Costa, e bem recebida, foi a necessidade de dotar os jovens de literacia financeira e de outras competências “soft skills”, que através do voluntariado podem e devem ser adquiridas, mediante o fomento de formação.

Já Rui Carvalho reforçou que “as dificuldades financeiras das associações não devem ser motivo para lamentos, mas sim para sensibilizar a comunidade local onde se inserem, procurando junto destes apoios para a sua atividade”. A ideia de que são necessários incentivos locais para o associativismo foi amplamente apoiada.

Promovido pelo PS-Famalicão, o ciclo “Pensar 2025” tem como objetivo “envolver a comunidade famalicense numa reflexão conjunta sobre as melhores soluções para os cidadãos do concelho, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação empresarial e a qualidade de vida e bem-estar”.

Neste sentido, a iniciativa já foi palco de debates sobre diversas temáticas, incluindo “Economia, Comércio e Indústria” e “Ação Social”. Os encontros, que se realizam uma vez por mês, colocam figuras de relevo local, regional e nacional em diálogo com a população famalicense. O ciclo regressa a 8 de abril com o tema quente da Habitação.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.