A criação de um parque de lazer na zona ribeirinha do rio Veirão, mesmo no centro da vila de Ribeirão, é uma velha aspiração da Junta de Freguesia e da população da vila.
Desde os tempos da presidência de José Reis Moreira que já se falava num projeto verde para as margens do rio Veirão. Durante a presidência de Adelino Oliveira – que está no seu terceiro e último mandato como autarca da vila – o projeto foi mencionado diversas vezes.
Até que, em fevereiro de deste ano, veio o anúncio de que o projeto ia sair do papel para se tornar realidade.
“O verão de 2021 vai trazer uma novidade lúdica e refrescante à vila de Ribeirão com a concretização do Parque de Lazer do Rio Veirão”, anunciava a Câmara Municipal no dia 5 de fevereiro.
No comunicado, a autarquia informava que a construção deveria “arrancar em finais do mês de março, tendo um prazo de execução de três meses”. Ou seja, estar ao dispor da população em junho.
Na sequência do anúncio da Câmara Municipal, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a junta de freguesia que, na altura, informou que, ao contrário do anunciado, as obras do Parque de Lazer de Ribeirão ainda não tinham data de início e conclusão. Também foi informado que não se sabia ao certo quanto é que a empreitada iria custar. Não havia ainda orçamentos nem contrato.
Foi por tudo isso que, na altura, o Presidente da Junta de Freguesia disse que a Câmara de Famalicão criou uma “notícia prematura”.
Passaram-se seis meses e o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO visitou o espaço destinado ao Parque e contactou novamente a Junta de Freguesia de Ribeirão para saber sobre o andamento da obra que, na teoria, teria sido inaugurada no início do Verão.
Adelino Oliveira, presidente da Junta de Ribeirão, informou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO ficará pronta no próximo mês.
O Presidente da Junta não soube precisar o valor exato da empreitada, nem se recordava do nome da empresa responsável pela realização da obra, referindo apenas que “foi adjudicada a uma empresa de Famalicão por cerca de 100 mil euros”.
Recorde-se que, na altura em que a obra foi divulgada, foi anunciada também uma compartipação municipal no valor de 100 mil euros.
O novo espaço verde deverá ter um parque de merendas, uma praceta para a realização de eventos ao ar livre, uma zona com árvores de sombra e percursos pedonais, com ligação à Avenida do Rio Veirão, pela Rua do Jardim das Oliveiras. O futuro parque terá, também, uma área fitness e diverso mobiliário urbano.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Parque de Ribeirão não tem empreiteiro nem data para o início das obras
Comentários