O Papa Francisco apelou esta quarta-feira a um melhor tratamento às sogras e exortou-as a serem menos críticas, “a terem cuidado com a língua”, numa nova catequese dedicada aos idosos, durante a audiência geral realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Diante de milhares de fiéis, Francisco explicou que existem “lugares-comuns sobre os laços de parentesco criados pelo casamento, especialmente entre sogra e nora” e apelou à superação “dos preconceitos mais comuns”.
“Hoje a sogra é um personagem mítico. Não estou a dizer que pensamos que elas são o diabo, mas diz-se sempre que elas são más. Mas elas são a mãe do seu marido, da sua mulher”, recordou.
O Papa ainda acrescentou que as sogras “também são mães, são mais velhas e uma das coisas mais simpáticas para as avós é ver os seus netos. (…) Pelo menos fazê-las felizes, deixai-as viver a sua velhice felizes”.
Às sogras, Francisco exortou: “A vós, sogras, digo: cuidado com a língua. É um dos pecados das sogras, a língua”. Explicou também que “a juventude revela-se capaz de dar novo entusiasmo à idade madura” e que “a velhice se descobre capaz de reabrir o futuro para a juventude ferida”.
Comentários