11 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 25 Novembro 2024

PAN solicita informação à Câmara de Famalicão sobre instalação de centrais fotovoltaicas

Partido quer saber que projetos estão aprovados ou em vias de o ser no concelho.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Comissão Política Concelhia do PAN solicitou à Câmara Municipal uma “atualização de informação” relativamente à instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, entre as informações solicitadas estão a “localização específica e as respetivas áreas de implantação” dos projetos. Recorde-se que em 2023 o partido obteve informação após fazer queixa da Câmara Municipal junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos [ver notícia Centrais fotovoltaicas no concelho de Famalicão: quantas são, em que freguesias e área que ocupam].

“Tendo em conta a visão pouco ambientalista do executivo, que continua a defender uma transição energética à custa da destruição da natureza, como foi o caso da mega central fotovoltaica de Outiz, estando à vista de todos o impacto que este projeto terá na biodiversidade, consideramos necessário que se torne público a informação relativa aos projetos que já foram aprovados ou que estão em vias de o ser”, defende Sandra Pimenta, porta-voz do PAN-Famalicão.

Recorde-se que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO noticiou, em exclusivo, em julho de 2022, a construção da primeira central fotovoltaica no concelho, em julho de 2022 [ver notícia Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério].

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tem contactado a Câmara Municipal de Famalicão para obter informação sobre a instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, nomeadamente os processos deram entrada nos serviços municipais, quais as suas localizações, respetivas potências e quais foram aprovados. No entanto, apesar das diversas solicitações, continuamos sem obter resposta.

“Para nós é fundamental que se tenha uma visão integrada sobre as respostas necessárias às alterações climáticas, à necessária transição energética, sem esquecer que mais importante que concentrar a produção de energia na mão dos mesmos grupos económicos, é necessário garantir soberania energética e com isso assegurar poupanças reais às pessoas, ao mesmo tempo que se protege a nossa natureza” finaliza a porta-voz do PAN-Famalicão.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.