11.9 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 22 Janeiro 2025

PAN quer saber se Câmara Municipal vai “exigir reposição de legalidade” em Oliveira de Santa Maria

"Reserva Ecológica Nacional destruída", afirma o partido, que denuncia "ocupação indevida" do espaço.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O PAN-Famalicão endereçou um pedido de esclarecimentos ao executivo municipal liderado por Mário Passos, a fim de “clarificar qual será a posição” da Câmara Municipal relativamente à “indevida ocupação, por parte de uma empresa famalicense, de uma área classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN)”.

O partido teve conhecimento que a Junta de Freguesia de Castelões já teria sinalizado a situação em 2020, mas que a mesma se arrasta desde 2013, pelo que considera que” esta situação já deveria ter sido reposta, atendendo ao facto de a mesma representar um impacto ambiental que se considera bastante negativo, além da ilegalidade em que esta assenta”.

“Assim, o PAN reforçou junto dos serviços municipais a necessidade da reposição da área florestal como originalmente estava”, refere Sandra Pimenta, porta-voz do partido.

“Já lá diz o ditado que grão a grão enche a galinha o papo, e é bem verdade. Temos uma empresa que aos poucos foi expandindo a sua área de implantação, e que, além de não ter as devidas licenças e autorizações para esse aumento, criou graves impactos na biodiversidade e espaço verde em que se encontra inserida”, afirma Sandra Pimenta.

A responsável explica que “a empresa, que se carateriza por uma indústria de quebra, britagem e classificação de pedra, instalou-se em área classificada como REN, zona essa que está identificada como classe de risco de incêndio muito alta, inclusive no regulamento do PDM apresentado para consulta pública”.

“O que nos falta saber é se o Presidente da Câmara pretende compactuar com esta situação, permitindo a continuação desta atividade neste local, ou vai diligenciar pela retirada da mesma do local e obrigar a reposição e recuperação do coberto vegetal”, salienta Sandra Pimenta.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.