O PAN considera “lamentável” que, passados cinco meses do pedido de esclarecimentos solicitado pelo partido, a Câmara Municipal ainda não tenha prestado as informações necessárias relativas ao funcionamento da brigada de resgate animal, que funciona alocada ao Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão.
Em comunicado, a concelhia famalicense do PAN informa que solicitou diversas informações relativamente ao funcionamento da equipa de resgate animal, de forma a tentar esclarecer se estaria previsto o aumento de recursos humanos para garantir a plenitude do seu funcionamento, e qual seria o destino dos animais resgatados em período noturno com necessidade de intervenção médico-veterinária.
“FALTA TRANSPARÊNCIA”
“Existem várias informações que não são públicas, como vem sendo hábito deste executivo. Aliás, transparência parece ser um conceito desconhecido da maioria PSD/CDS”, refere Sandra Pimenta, porta-voz do PAN. [ver aqui Câmara de Famalicão alvo de queixa na Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos]
Relativamente a esta equipa de resgate, por exemplo, “não é sequer conhecida a existência de protocolos com clínicas e a verba financeira atribuída a estes acordos”, destaca Sandra Pimenta.
“Não podemos resgatar os animais e, caso se verifique uma situação mais grave, deixá-los no canil até de manhã sem supervisão veterinária. Devemos relembrar que a equipa veterinária da Câmara Municipal de Famalicão é reduzida, e precisa de ser reforçada para garantir a total segurança dos animais residentes e resgatados”, acrescenta.
“ADOÇÃO FORÇADA”
Paralelamente, o partido quer saber quantas colónias de gatos existem no concelho, já identificadas, “e se se confirma que a Câmara Municipal não estará a assumir a colocação do chip de identificação em nome do Município, mas a tentar forçar ‘adoções’ ao sugerir que o chip seja colocado em nome dos voluntários que cuidam destas colónias”.
Sandra Pimenta acrescenta ainda que “chegaram ao Partido alguns pedidos de ajuda relativamente aos contactos de emergência da equipa de resgate animal, que não estariam disponíveis e atualizados”.
Nesse sentido, “foi solicitado à Câmara de Famalicão a atualização dos contactos em todos os motores de busca e plataformas digitais, com a devida indicação dos contactos que estão afetos à equipa de resgate animal”.
Comentários