No próximo dia 22 de junho irá decorrer a 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ em Vila Nova de Famalicão. Nesse sentido, o PAN-Famalicão, que tem marcado presença todos os anos, apelou, uma vez mais, a que a Câmara Municipal se associe ao evento.
Em resposta à recomendação do partido, o executivo informou o PAN que acolherá a recomendação e que o “edifício dos Paços do Concelho estará iluminado com as cores da causa LGBTQIAP+ no próximo dia 22 de junho.”
“Vivemos cada vez mais situações de desrespeito pelos direitos humanos, veja-se por exemplo o ataque a imigrantes no Porto, ou a interrupção da sessão da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto por elementos afetos a uma organização extremista, isto para apenas relatar dois acontecimentos mais recentes e próximos do nosso concelho”, refere Sandra Pimenta
A porta-voz do PAN destaca ainda que “em Portugal, vários foram os municípios que já demonstraram um sinal de solidariedade com a comunidade LGBTQIAP+, ainda discriminada culturalmente, hasteando a sua bandeira nos edifícios oficiais, ou projetando as cores associadas em edifícios, como é o caso recente do município do Porto”.
“Defendemos que compete aos órgãos municipais atuar e representar toda a comunidade, combater os extremismos e retrocessos civilizacionais, que possam colocar em causa direitos fundamentais e a comunidade LGBTQIAP+ tem de ser respeitada” defende Sandra Pimenta, salientando que “as cores LGBTQIAP+ são cores de todos e todas nós”.
O partido refere que “um concelho progressista e acolhedor é aquele que pugna por políticas de inclusão”. Nesse sentido, o PAN considera que “o executivo da Câmara Municipal deve mostrar que acompanha as preocupações da comunidade LGBTQIAP+, que é solidário com esta causa e que apoia a luta pelos Direitos Humanos, e um sinal dessa atuação pode passar por projetar as cores da causa LGBTQIAP+ no seu edifício durante o dia de realização da marcha”.
Comentários