14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Obras do centro de apoio comunitário são a grande prioridade da Engenho

Presidente da Câmara de Famalicão visitou a instituição.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este recebeu o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, numa visita de trabalho a esta Instituição.

O edil famalicense, acompanhado por membros da direção, visitou o Lar, o Centro de Apoio Comunitário e a Creche de Arnoso Santa Eulália, onde contactou com colaborares e utentes.

Mário Passos reconheceu e enalteceu o trabalho e as dinâmicas desenvolvidos pela Engenho, através das suas diferentes respostas sociais e serviços de proximidade, realçando, muito particularmente, a forma como a Associação tem enfrentado a crise sanitária desde a sua origem, facto evidenciado num eficaz plano de contingência, capacidade de organização e logística, bem como na forte resiliência e sentido de pertença dos seus colaboradores nos momentos mais críticos.

Por sua vez, o presidente da direção da Engenho, Manuel Augusto de Araújo, partilhou com presidente da Câmara Municipal aspetos relacionados com a organização e funcionamento da Associação, aproveitando para referir constrangimentos de natureza financeira que condicionam a sempre desejada sustentabilidade organizacional e funcional das organizações do setor social e solidário.

Esta situação resulta do facto das comparticipações do governo, estipuladas nos compromissos de cooperação, serem manifestamente insuficientes para fazerem face aos custos reais das diferentes respostas sociais e serviços que as instituições prestam às comunidades, situação a que se acresce os baixos valores das mensalidades dos utentes. É de referir que 70% do orçamento destina-se à massa salarial dos seus 85 colaboradores diretos e 10 indiretos.

A Engenho informou ainda Mário Passos sobre ações e projetos a desenvolver a curto e a médio prazo, onde as obras de requalificação e beneficiação do Centro de Apoio Comunitário são a grande prioridade, facto que poderá resultar de candidatura apresentada ao PARES 3.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.