A destruição de uma represa de água e o habitat natural de anfíbios por causa de uma obra na rua do Fontanário, na freguesia da Carreira, chamaram a atenção da população que levou o assunto ao partido PAN Pessoas Animais Natureza.
Alertada para as alegadas situações de irregularidade na obra, membros do PAN-Famalicão foram até ao local. Durante a visita foram informados que, a cerca de três anos, terá ocorrido uma obstrução de um curso natural do ribeiro do Cardal.
Neste sentido, o partido dirigiu um conjunto de questões, quer à Câmara Municipal quer à União de Freguesias de Bente e Carreira, para obter esclarecimentos relativos à finalidade da obra e o motivo que esteve na base da obstrução do curso natural de água.
Importa, igualmente, ao partido saber que medidas estão a ser consideradas para a manutenção da fonte de água do local.
“Para o PAN é imperioso a proteção da biodiversidade local, assim como a manutenção e defesa dos nossos meios hídricos. Desconhecemos que estudos foram feitos no âmbito do impacto desta obra na fauna e flora e nesse sentido solicitamos esclarecimentos às entidades competentes.” refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia.
“Também estranhamos os motivos que levam à não identificação da obra em causa, nomeadamente da licença de execução da obra e alvará da empresa responsável pela mesma”, acrescenta Sandra Pimenta.
De acordo com informações consultadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a obra em curso é pública. Em novembro do ano passado a Câmara Municipal dava conta de uma visita do presidente Paulo Cunha à união de freguesias de Carreira e Bente, acompanhado por Mário Passos, vereador das freguesias.
Na ocasião foram anunciados investimentos na união de freguesias, sendo a rua do Fontanário, freguesia da Carreira, um dos locais com intervenção prevista.
“Trata-se de um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, localizado na Rua do Fontanário, dotado de equipamentos de fitness e embelezado por um ribeiro que passa naquela zona”, explicou o presidente da União de Freguesias, durante a visita de Paulo Cunha, em novembro de 2020.
Comentários