Há um traço comum nas obras da Câmara de Famalicão nos últimos anos: derrapam no preço e no prazo de execução. A obra em curso na central de camionagem, que iniciou em setembro de 2020 e deveria ter sido concluída no ano passado, é mais um exemplo disso.
Com a derrapagem aprovada na reunião de hoje, o valor do obra passa para 3.569.780,82 euros, o equivalente a mais de 30% do valor do contrato. Em relação ao prazo, a prorrogação já soma 180 dias, o que equivale a metade do prazo estabelecido no contrato.
Na reunião desta quinta-feira, 7 de julho, os vereadores da maioria PSD/CDS-PP aprovaram o alargamento do prazo em mais 60 dias e uma derrapagem no valor de 390.251,51 euros. É a segunda vez que é dado mais dinheiro para a empreitada e que o prazo é prorrogado.
No início deste ano já havia sido aprovado mais tempo e mais dinheiro para a empreitada. A 27 de janeiro o executivo liderado por Mário Passos aprovou o alargamento do prazo em mais 120 dias e o valor de 460.529,31 euros. [ver aqui Mais tempo e mais dinheiro nas obras da central de camionagem de Famalicão]
Somando os dois adiamentos, o prazo foi prorrogado em mais 180 dias. Já ao valor total da obra aumentou em 850.780,82 euros. Com o acréscimo do IVA à taxa legal em vigor o valor é de 901.827,67 euros.
Recorde-se que o contrato foi assinado a 1 de junho de 2020, com prazo de execução de 365 dias e valor de 2.719.000,00 euros. Com as duas derrapagens, o valor do obra passa para 3.569.780,82 euros. Com o acréscimo do IVA à taxa legal em vigor o montante ascende aos 3.783.967,67 euros.
Os vereadores socialistas votaram contra na proposta apresentada na reunião desta quinta-feira, tal como na reunião que aprovou a primeira derrapagem. [ver aqui PS acusa Câmara de Famalicão de “mais derrapagens financeiras”]
O atraso na conclusão da obra está a gerar incomódos. Recorde-se que, há uma semana, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO foi contactado por cidadãos indignados com a sujidade nas casas de banho provisórias instaladas na central de camionagem.
ACESSO DIRETO À CENTRAL PROMETIDO EM 2021 NÃO VAI SAIR DO PAPEL
Entretanto, tal como o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO havia informado em primeira mão, a criação de um acesso direto da Avenida Marechal Humberto Delgado à Estação Rodoviária de Passageiros, no sentido Norte-Sul, anunciada pela Câmara de Famalicão em fevereiro de 2021, pode nunca vir a ser realidade. [ver aqui Acesso direto à central de camionagem foi prometido há mais de um ano, mas não sai do papel].
A informação foi confirmada por Mário Passos dias depois [ver aqui Mário Passos confirma: acesso à Estação Rodoviária pode não avançar]
Comentários