No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, o município de Vila Nova de Famalicão, através do pelouro da Juventude, levou o programa Nutre Jovem a mais de 600 alunos famalicenses do 5º ao 9º ano de escolaridade.
A iniciativa abrangeu as escolas do Agrupamento de Escolas D. Maria II e do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e decorreu entre 10 e 19 de outubro.
No contacto com a comunidade escolar foram abordados temas como a alimentação saudável, a sustentabilidade alimentar, a saúde, o vegetarianismo, a nutrição desportiva, a leitura de rótulos e, ainda, curiosidades sobre alimentação, com a ajuda da nutricionista da Casa da Juventude de Famalicão. Através de um jogo interativo, estes temas foram explorados de uma forma prática pelos alunos, tendo em vista a construção de uma refeição saudável.
Recorde-se que o Nutre Jovem surgiu após três anos de trabalho próximo com os jovens famalicenses, no contexto de acompanhamento nutricional, via consultas de nutrição gratuitas na Casa da Juventude. Dada a necessidade de levar a temática a um maior número de pessoas, foi criado, em 2020, o programa Nutre Jovem, destinado ao público escolar, mas abrangendo, de igual modo, sessões de esclarecimento e prevenção abertas à comunidade jovem em geral, no referido espaço.
Comentários