15.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Novo Posto de Turismo vai receber obras de 150 mil euros

Dias depois da inauguração da Praça-Mercado Municipal e do novo Posto de Turismo, Câmara Municipal celebrou um contrato para a "construção da nova loja do turismo". Trata-se, na verdade, de obras no Posto de Turismo recém-inaugurado.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A construção de uma “nova loja do turismo” é o objeto de um contrato entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a construtora Famaconcret que foi assinado no dia 6 de maio, cerca de uma semana depois da inauguração das obras de reabilitação da nova Praça-Mercado Municipal.

Segundo documentos oficiais consultados pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, o contrato tem o valor de 149 mil euros, acrescido da taxa de IVA de 6% em vigor para as obras públicas, e o prazo de conclusão de 30 dias.

O contrato de empreitada denominada “Construção da nova Loja de Turismo – União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário” foi celebrado com a mesma empresa responsável pelas obras de renovação do Mercado Municipal, onde dias antes tinha sido inaugurado o novo posto de Turismo de Vila Nova de Famalicão.

A empresa que realizou as obras de reabilitação do Mercado Municipal pediu uma indemnização no valor de 708.268,89€ alegando que “a execução dos trabalhos estava a ser efetuada, por culpa do dono da obra (Câmara Municipal), de modo diferente do inicialmente previsto”.

No pedido a empresa avisava que, caso não fosse reconhecido o direito à indemnização seria instaurada uma ação judicial “para ser ressarcida de todos os danos patrimoniais e não patrimoniais decorridas da conduta da entidade adjudicante.”

O pedido de indeminização foi indeferido na reunião de Câmara do dia 22 de abril e, até ao momento, não há, nos serviços municipais, informações sobre a instauração da anunciada ação judicial.

NOVO POSTO DE TURISMO

Com a inauguração da nova Praça-Mercado Municipal, foi inaugurado também o novo Posto de Turismo do concelho que, segundo explica a autarquia, constitui o “elemento central da Praça-Mercado Municipal”.

O novo espaço ocupa a torre principal do edifício onde funcionou as antigas instalações da Cooperativa de Rádio Táxis de Famalicão.

Com a inauguração do novo Posto de Turismo, as antigas instalações onde funcionaram dois postos de turismo, inaugurados em 2007 e em 2015, serão desativadas.

A Câmara Municipal anunciou, em finais de abril, que “para além de reunir toda a informação turística necessária para quem visita Famalicão – onde ficar, onde comer, o que visitar, o que está a acontecer, sugestões de experiências, etc… – é também neste novo Posto de Turismo que poderá ser adquirida uma nova gama de produtos oficiais do território e da Praça desenvolvidos pela autarquia para a promoção do concelho”.

No novo Posto de Turismo, informa a autarquia, estão disponíveis para venda ao público uma coleção de postais, coleção de chávenas e sacos alusiva a várias personalidades ligadas a Famalicão, produtos alusivos à marca “Famalicão. O Seu Lugar”; e ainda merchandising da Praça-Mercado Municipal.

OBRAS DE REABILITAÇÃO DO MERCADO

O Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão foi construído há 69 anos. Em março de 2019 foi celebrado o contrato para a obra Reabilitação do Mercado Municipal por 3.349.972,19 € com prazo de conclusão de 365 dias.

Segundo informações da Câmara Municipal, “já foram formalizados por duas vezes trabalhos complementares que, como é evidente, vieram onerar o preço contratual inicial”, estando o custo total na ordem dos 4 milhões de euros. O prazo previsto para a inauguração também foi várias vezes adiado. A obra, que teve previsão para ser inaugurada em 2020 e, posteriormente, em janeiro de 2021, acabou sendo inaugurada no dia 25 de abril.

O Mercado Municipal foi inaugurado a 25 de abril, mas a zona exterior está envolvida nas obras em curso no antigo campo da feira. Fotografia DR/NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

No entanto, há constrangimentos na zona exterior do mercado, afetada por outra obra. Isso faz com que grande parte dos utilizadores do Mercado Municipal, nomeadamente as pessoas que por razões de mobilidade não podem usar a entrada principal cujo acesso é através de escadas, precisem de passar por dentro da zona em obras (com pedras e madeiras partidas, chão desnivelado, etc.).

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tentou contactar o vereador do Turismo, Augusto Lima, para mais informação sobre a construção da nova loja do turismo, que remeteu o contacto para o gabinete de comunicação da autarquia.

Com a informação enviada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal, fica-se a saber que não se trata, de facto, da “construção de uma nova loja do turismo”, mas sim de obras no Posto de Turismo recém-inaugurado.

O Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal informou que “a obra em causa refere-se à adaptação das antigas instalações da Cooperativa de Rádio Táxis de Famalicão, situadas no bloco central do Mercado Municipal, para Posto de Turismo”.

“O espaço foi simbolicamente aberto ao público no âmbito de abertura do mercado mas vai entrar agora em obras para preparação do espaço ao seu novo destino, com todas as condições exigidas a um Posto de Turismo moderno e acessível”, informou José Agostinho, Adjunto do Presidente para a Comunicação e Imagem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara de Famalicão abre novo posto de turismo. É o terceiro em 14 anos

Novo Mercado Municipal foi inaugurado. Veja as imagens

Empreiteiro do Mercado Municipal quer indemnização superior a 700 mil euros

 

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.