Neste domingo, dia 25, foi inaugurado o novo Praça-Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão que passou por obras de remodelação. Recorde-se que o Mercado Municipal foi inaugurado há 69 anos pelo então Presidente Álvaro Marques. “É o mercado que os famalicenses se esforçaram para ter”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, na cerimónia de inauguração.
Além da presença de Paulo Cunha, a cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da CCDR-N, António Cunha e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, vereadores, entre outros convidados. A animação do evento foi dinamizada pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane.
A entrada era restrita a convidados e a transmissão foi feita em direto pelas redes sociais do Município. Ainda assim, muitos famalicenses resolveram juntar-se à festa e acompanharam a inauguração pelo lado de fora do Mercado Municipal.
No âmbito da Inauguração da Praça-Mercado Municipal, a Fundação Castro Alves apresentou o seu painel artístico de azulejaria, um tributo às Lavradeiras, que foram as grandes precursoras da praça nos mais de 69 anos de existência.
O contrato para a obra Reabilitação do Mercado Municipal foi adjudicado por 3.349.972,19 € em março de 2019 com prazo de conclusão de 365 dias. Segundo informações da Câmara Municipal, “já foram formalizados por duas vezes trabalhos complementares que, como é evidente, vieram onerar o preço contratual inicial”, estando o custo total na ordem dos 4 milhões de euros. No entanto, o empreiteiro responsável pela obra apresentou um pedido de indemnização.
Localizada na Avenida Marechal Humberto Delgado, a Praça vai estar aberta ao público de segunda a quinta-feira, entre as 07h00 e as 24h00, e às sextas e sábados, entre as 07h00 e a 01h00.
O mercado permanente e o mercado cíclico funcionarão de segunda a sábado: o primeiro das 07h00 às 19h00 e o segundo entre as 07h00 e as 13h00. Já os espaços de restauração funcionarão de segunda a quinta, das 10h00 às 24h00, e às sextas e sábados, das 10h00 à 01h00.
Comentários