O emblemático edifício Hotel Garantia, cuja história remonta a 1943, vai ganhar uma nova vida, pelo traço do gabinete de arquitetura Noé Diniz e iniciativa da FIVE – Promoções Imobiliárias, S.A.. A reabilitação e construção do novo projeto a cargo da construtora famalicense Gabriel Couto.
Localizado no gaveto da Rua Adriano Pinto Basto com a Rua de Santo António, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, a antiga unidade hoteleira vai dar lugar ao Garantia Residentes, empreendimento residencial e comercial.
A área residencial irá integrar 18 apartamentos com tipologias T2, T3 e T4, com áreas entre os 108 e os 209 metros quadrados. Todos os apartamentos têm com lugares de aparcamento e arrumos fechados.
No rés-do-chão o Garantia Residences vai manter a estrutura anterior com um conjunto de lojas de dimensões diversificadas e entrada por uma galeria que circunda o edifício. Destinadas para comércio ou serviços, as lojas terão áreas que vão desde os 11 aos 140 metros quadrados.
EDIFÍCIO HISTÓRICO
Recorde-se que a construção inicial do edifício deve-se à figura de Amadeu Mesquita e à Companhia de Seguros Garantia, tendo sido aproveitada a estrutura do antigo Hotel Vilanovense, juntando depois alguns edifícios adjacentes. A inauguração ocorreu no dia 19 de junho de 1943, fechando as portas em 1950.
O Hotel Garantia foi aberto de novo, pouco tempo depois, mas, em 1956 voltou a fechar. No entanto, voltaria a reabrir nesse mesmo ano de 1956, com a inauguração do “Hotel Café-Restaurante” com salão de bilhar e barbearia privativa.
Comentários