15.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Municípios portugueses solidários com a população ucraniana

Braga envia autocarro para trazer 30 refugiados que estão na Polónia. Guimarães está a arrecadar bens. Famalicão vai lançar medidas ao nível da solidariedade, acolhimento e integração.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Os portugueses estão a ser solidários com a dramática situação que o povo ucraniano está a viver por causa da invasão russa e uma onda de solidariedade está em movimento. Desde o primeiro dia do conflito, pessoas, empresas e instituições lançaram-se ao terreno com iniciativas de cariz solidário. Municípios também estão a empreender ou a planear ações de solidariedade.

O Município de Braga vai enviar, amanhã de manhã, autocarro de transporte de 30 cidadãos ucranianos para Braga. O autocarro deverá chegar à Polónia, à cidade de Wroclaw, no sábado, local de onde irá partir para Braga este grupo de refugiados. No autocarro viajará uma equipa de voluntários que prestará todo o apoio médico e logístico necessários para a viagem em segurança destes cidadãos.

A Câmara de Braga, em articulação com diversas instituições públicas e privadas, está a criar condições que garantam o acolhimento imediato dos refugiados e a sua posterior integração, nomeadamente a disponibilização de cuidados de saúde, habitação condigna, emprego e necessidades educativas que possam vir a ter para os seus filhos.

Guimarães está a dinamizar uma campanha de angariação de bens no concelho, promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha, Arciprestado de Guimarães e Vizela e o tecido empresarial local.

Todos os interessados em aderir à campanha de angariação de bens a favor do povo ucraniano devem dirigir-se às respetivas juntas de freguesia do concelho vimaranense. Entre os bens considerados prioritários nesta fase estão os produtos de higiene e cobertores.

A Câmara de Famalicão vai disponibilizar, a partir de hoje, uma linha direta de apoio para criar condições para fazer chegar aos cidadãos ucranianos as medidas de apoio que o município vai lançar ao nível da solidariedade, acolhimento e integração. A linha de apoio direta tem o número de telefone 932018305 e o email claim@famalicao.pt.

“Serão criadas várias bolsas de disponibilidade de ajuda, como bolsa de voluntários extraordinária inteiramente dedicada ao acompanhamento destes cidadãos, uma bolsa de disponibilidades de alojamento, de emprego, e de ajudas técnicas e profissionais disponíveis” anunciou a autarquia.

O Município de Famalicão vai ainda proceder a uma alteração aos seus regulamentos de apoios sociais para conseguir dar resposta imediata extraordinária aos cidadãos que cheguem fugidos do conflito, apoios que até agora chegam aos cidadãos famalicenses ou aos residentes há mais de três anos no território.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.