14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Conheça mulheres que se destacam na política famalicense

Lideraram candidaturas e integram a direção dos partidos em Famalicão. Mulheres que marcam a atualidade política no concelho.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Quando o assunto é mulheres na política, importa ter em conta que, além das mulheres eleitas para o desempenho de funções na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, há também aquelas que lideraram listas nas últimas eleições autárquicas no concelho de Famalicão. Igualmente, importa destacar as mulheres que estão à frente de partidos políticos no concelho.

Sandra Pimenta. Fotografia DR/PAN

Sandra Pimenta é a líder da concelhia do PAN – Partido Animais Pessoas e Natureza e foi a única mulher candidata à presidência da Câmara de Famalicão nas últimas autárquicas. No total foram 7 candidatos, a eleição autárquica em Famalicão com o maior número de concorrentes. Recentemente, foi a número dois na lista do PAN no círculo de Braga nas eleições legislativas.

Tânia Silva. Fotografia DR/PCP

Tânia Silva foi a cabeça de lista da CDU nas eleições para o parlamento local e foi eleita deputada. Tem 33 anos, é educadora de infância e professora do 1º ciclo. Tânia Silva faz parte do Movimento Democrático de Mulheres. É responsável na zona norte pelo desenvolvimento do Projeto “Para Além do Amor”, sob a temática da violência contra as mulheres e a violência doméstica. É membro do secretariado e da comissão concelhia do PCP de Vila Nova de Famalicão. Nas últimas legislativas foi a número três na lista da CDU no círculo de Braga.

Inês Brandão e Sandra Costa. Fotografia DR/ILA

Aos 24 anos, Inês Brandão encabeçou a lista da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal e ficou a apenas 10 votos de ser eleita. Inês Brandão é jurista e está a concluir um mestrado na Universidade Católica. É membro da direção do partido em Famalicão.

Na IL-Famalicão outra mulher liderou uma candidatura no concelho. A professora Sandra Costa foi candidata à presidência da Junta da União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, tendo sido eleita para a Assembleia de Freguesia – o primeiro eleito da IL para uma assembleia de freguesia no concelho. Concorreu à liderança do núcleo do partido nas últimas eleições.

Catarina Ferraz e Inês Costa. Fotografia DR/BE

A ativista estudantil e social Catarina Ferraz foi, aos 22 anos, a candidata entre os candidatos à presidência da Assembleia Municipal em setembro passado. Pertence aos órgãos diretivos da concelhia do Bloco de Esquerda está a concluir a licenciatura em Línguas Aplicadas na Universidade do Minho.

O Bloco de Esquerda é o único partido, além do PAN, que tem uma mulher à frente dos destinos da concelhia. O partido em Famalicão é liderado por Inês Costa, 30 anos e doutoranda em Direito Internacional pela Universidade Católica.

Paula Cristina Santos. Fotografia DR

Uma candidata independente esteve no centro das atenções nas últimas autárquicas. A professora Paula Cristina Santos, ex-presidente do núcleo do PSD em Ribeirão, candidatou-se à presidência da junta de freguesia e obteve um resultado histórico. O PSD elegeu Leonel Rocha como presidente da Junta de Ribeirão, mas sem maioria absoluta e longe dos resultados históricos que faziam de Ribeirão uma das freguesias mais laranja do concelho.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.