16.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Moradores reclamam dos perigos do estacionamento abusivo em Famalicão

Fila de veículos estacionados em zona proibida, "empurra" peões para a rua e impede passagem de veículos maiores, como, por exemplo, ambulâncias.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O estacionamento de veículos em áreas proibidas tem causado constrangimentos a quem vive perto do campo do Operário Futebol Clube e criado situações de perigo, especialmente para as crianças, nas imediações da sede da coletividade, situada na rua Manuel Trovisqueira, em Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações obtidas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, desde 2013 que moradores têm alertado autarcas e forças de segurança para a situação que, nos últimos tempos, piorou bastante.

Em horários diversos, mas principalmente à noite, é recorrente ver vários veículos estacionados na zona assinalada com linha amarela, formando uma fila de carros que se prolonga no espaço de estacionamento proibido. Trata-se de uma situação impede a passagem a veículos de maiores dimensões, como, por exemplo, ambulâncias.

Condutores ignoram a linha amarela e estacionam ao longo da rua Manuel Trovisqueira, causando o estreitamento da via

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso a comunicação escritas, direcionadas à presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, assim como à PSP e à Polícia Municipal, denunciando situações de estacionamento indevido e solicitando providências.

De acordo com moradores da região, essa é uma situação que já se verifica há muito tempo. “Anos de espera por uma solução e ocorrências recorrentes esgotam a paciência e a tolerância”, afirma José Carvalho, que vive nas imediações, acrescentando que “urge encontrar uma solução estruturante que sirva os interesses dos utentes e moradores da zona”.

“Entre as sugestões apresentadas à Junta de Freguesia de Famalicão e Calendário estão a colocação no local de pilaretes, iguais aos usados nas ciclovias, que terão duas funções: impedir o estacionamento indevido e proteger os peões, muitos deles crianças, que usam esta rua para aceder ao Operário FC”, refere José Carvalho.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou Estela Veloso, presidente da junta de Vila Nova de Famalicão e Calendário que informou que a junta tem acompanhado a situação. “Não temos fiscais, essa não é uma competência da junta de freguesia”, refere a autarca, acrescentando que “a orientação que temos dado a quem nos procura por causa dessa situação é que contactem as forças de segurança, inclusive essa informação já foi transmitida nas reuniões da assembleia de freguesia”.

Relativamente às sugestões apresentadas, Estela Veloso refere que a rua já tem um único sentido e que fazer alterações no trânsito está fora de questão. “Além disso, é algo que está para além das competências da junta de freguesia”, destaca a autarca.

Para além do estacionamento abusivo em zona proibida ou no estacionamento privativo dos moradores de um prédio localizado ao lado do campo, os moradores enfrentam outros problemas como a dificuldade de entrar e sair e circular na zona em dias de jogo.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.