A construção de uma lagoa de armazenamento de chorume está a preocupar a população da freguesia de Gondifelos, concelho de Vila Nova de Famalicão. O projeto encontra-se em fase de apreciação na Câmara Municipal.
Chorume é o nome que se dá ao líquido que resulta da decomposição do lixo.
Moradores estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa de armazenamento de chorume na freguesia. Fontes da comunidade avançaram ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que o documento será entregue amanhã, durante uma reunião na Câmara Municipal.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou Manuel Novais, presidente da Junta da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, que confirmou ter sido procurado por moradores a manifestarem o seu desagrado e preocupação.
“Ouvi as suas preocupações e fiquei sensibilizado”, referiu o autarca. Entre as preocupações estão maus cheiros e insetos, além do risco de contaminação de águas subterrâneas.
Em declarações ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, o autarca da freguesia referiu que ainda não tem conhecimento sobre o projeto e que contactou a Câmara de Famalicão a solicitar informação.
“Fiz uma consulta ao Município e estou à espera que me chegue alguma coisa. Depois irei dar a minha opinião sobre a situação e fazer o respetivo despacho”, afirma Manuel Novais.
Georgina Ferreira, uma das pessoas que vive nas imediações do lugar onde se pretende construir a lagoa de armazenamento de chorume disse ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que os habitantes da área “sentem-se lesados e estão revoltados”.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara de Famalicão, mas até ao momento não obtivemos resposta.
Além de habitações, a zona envolvente é ocupada por empreendimentos de turismo e eventos e aguarda a instalação de um estabelecimento de cuidados de saúde para pessoas idosas.
O terreno fica localizado no lugar de Crujes, nos limites da freguesia de Gondifelos com a freguesia de Negreiros, no concelho de Barcelos.
Comentários