21.8 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 24 Novembro 2024

Monsenhor Joaquim Fernandes faleceu aos 105 anos

Foi pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão entre 1946 e 1998. Em 1955, foi o grande mentor do relançamento da última série do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, título que adquiriu para a Igreja Católica famalicense.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Faleceu esta terça-feira, aos 105 anos, o Monsenhor Joaquim Fernandes. O corpo estará na Igreja de Mouquim, a partir das 17 horas, e o funeral realiza-se amanhã, às 15h30.

O Monsenhor Joaquim Fernandes nasceu em 6 de setembro de 1916, na freguesia de Mouquim, Vila Nova de Famalicão.

Ordenado sacerdote em 8 de julho de 1945, celebrou missa nova em 12 de julho de 1945, na igreja paroquial do Louro, onde residia com os pais, após a conclusão do curso de Filosofia e Teologia, no Seminário Conciliar de Braga.

Foi pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão entre 1946 e 1998, tendo atravessado toda a segunda metade do século XX em funções eclesiásticas, até resignar.

LIVRO “MEMÓRIAS DO SENHOR ARCIPRESTRE”

Publicado em 2013, o livro “Memórias do Senhor Arcipreste”, conta a história e trajetória do pastor de Famalicão, através de acontecimentos, histórias e vivências contados pelo próprio Monsenhor Joaquim Fernandes.

Editado pelo jornalista Luís Paulo Rodrigues e pelo investigador da história local Artur Sá da Costa, a obra tem o prefácio de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

“Como homem de referência pessoal desde os primeiros dias em que entrei no Seminário, ainda hoje encontro nele a alegria de ser padre e, por isso, a juventude de quem está sempre disponível para servir. Os conselhos são espontâneos e a amizade cresce”, escreveu D. Jorge Ortiga

“Quando estamos a falar de um livro de memórias de uma pessoa que esteve no centro da história de uma localidade, durante um largo período de tempo, nessa altura estamos perante um documento histórico de importância singular e incontornável para o conhecimento profundo sobre o passado dessa localidade”, lê-se na introdução do livro “Memórias do Senhor Arcipreste”.

“MUITO CONTENTE” COM O REGRESSO DO “NOTÍCIAS DE FAMALICÃO”

Em 1955, o então jovem padre Joaquim Fernandes foi o grande mentor do relançamento da última série do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, título que tinha adquirido para a Igreja Católica famalicense. “Tive sempre uma noção muito clara da importância da comunicação para o sucesso da minha ação pastoral”, explicou Joaquim Fernandes no livro “Memórias do Senhor Arcipreste”.

O jornal foi publicado todas as semanas, em edição impressa, até 6 de outubro de 2006, segundo os registos disponíveis na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Entretanto, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO renasceu em novembro de 2020, em edição online, com nova direção e propriedade. O monsenhor Joaquim Fernandes ficou “muito contente” com o regresso do título jornalístico e afirmou que “O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO fica em muito boas mãos” (ouvir aqui).

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.