O Monsenhor Joaquim Fernandes comemora hoje, 6 de setembro, 105 anos. Foi pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão entre 1946 e 1998, tendo atravessado toda a segunda metade do século XX em funções eclesiásticas, até resignar.
Em 1955, foi o grande mentor do relançamento da última série do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, título que adquiriu para a Igreja Católica famalicense. “Tive sempre uma noção muito clara da importância da comunicação para o sucesso da minha ação pastoral”, explicou Joaquim Fernandes no livro “Memórias do Senhor Arcipreste”, editado em 2013 pelo jornalista Luís Paulo Rodrigues e pelo investigador da história local Artur Sá da Costa.
O jornal foi publicado todas as semanas, em edição impressa, até 6 de outubro de 2006, segundo os registos disponíveis na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Entretanto, em o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO renasceu em novembro do ano passado, em edição online, com nova direção e propriedade. O monsenhor Joaquim Fernandes ficou “muito contente” com o regresso do título jornalístico e afirmou que “O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO fica em muito boas mãos”.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comentários