14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 22 Dezembro 2024

Ministro da Saúde inaugura serviço hospitalar de saúde mental para servir Famalicão, Santo Tirso e Trofa

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. A unidade de saúde mental deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, inauguraram hoje o novo edifício do Hospital de Santo Tirso, construído para albergar a Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários na Área da Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que abrange os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. Na área da saúde mental, foi desenhado para permitir o internamento, com 24 camas, e um espaço de ambulatório (consultas, hospital de dia, etc.). Inclui, ainda, uma zona com 45 camas para onde será transferido o atual internamento de medicina interna.

Segundo o ministro da Saúde, após o período de formação dos profissionais já contratados, atualmente em curso, a nova unidade deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro. Com a nova unidade os utentes deixam de ter de ir para o hospital psiquiátrico Magalhães de Lemos, no Porto.

Manuel Pizarro considerou que a inauguração de hoje significa “um dia feliz para o Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que esta obra “é muito mais do que apenas um edifício, é uma mudança profundíssima” nas políticas direcionadas para a área da saúde mental.

Fotografia CMST/DR

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, lembrou, por seu turno, que o edifício hoje inaugurado era uma “reivindicação antiga da população”.

Na sua intervenção, o presidente do conselho de administração do CHMA, António Barbosa, realçou que “a criação de um serviço de saúde mental sempre foi um objetivo do CHMA”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.